Primeiro-ministro recebe Hugo Chávez para falar sobre a comunidade portuguesa na Venezuela

Data:

O primeiro-ministro, recebe hoje o presidente venezuelano, Hugo Chávez. A breve escala do Chefe de Estado venezuelano fará em Lisboa, a caminho de Caracas, vai ser aproveitada para um encontro entre os dois governantes em São Bento, antes do jantar.

José Sócrates pretende centrar o tema da reunião nas preocupações da comunidade portuguesa residente na Venezuela, nomeadamente a segurança, a educação e o pagamento de pensões.

Segundo referiu à Lusa uma fonte do Executivo de Lisboa, mais do que pontos relacionados com o desenvolvimento das relações económicas entre os dois países na área energética, o primeiro-ministro pretende abordar com Chávez "de forma detalhada as questões relacionadas com a comunidade portuguesa na Venezuela". "A conversa incidirá seguramente em questões como a segurança, a educação, o comércio e processos ao nível da segurança social", adiantou a mesma fonte.

No caso da segurança social, Lisboa pretende resolver o problema dos emigrantes que entretanto regressaram a Portugal mas que se deparam com "dificuldades burocráticas diversas" para receberem as suas pensões, depois de terem descontado ao longo de décadas para o Estado Venezuelano.

Sobre a importância das questões comerciais relacionadas com a comunidade portuguesa na Venezuela – outro tema forte das conversações entre Chávez e Sócrates – fonte diplomática referiu à agência Lusa que este país acolhe actualmente cerca de meio milhão de emigrantes e de luso-descendentes. "Cerca de 70 por cento do mercado retalhista, sobretudo no ramo alimentar, está ligado a iniciativas de investidores lusos", salientou a mesma fonte, antes de também sublinhar o peso da comunidade portuguesa na Venezuela ao nível da intervenção cívica.

A visita do chefe de Estado venezuelano a Portugal terá começado a ser equacionada "há um ano atrás" e os seus pormenores foram "ultimados" entre Chávez e José Sócrates na recente Cimeira Ibero-Americana, realizada em Santiago do Chile.

No encontro com Chávez, o primeiro-ministro português estará acompanhado pelos secretários de Estado do Comércio e Serviços, Fernando Serrasqueiro, e das Comunidades Portuguesas, António Braga.

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

Share post:

Popular

Nóticias Relacionads
RELACIONADAS

Compal lança nova gama Vital Bom Dia!

Disponível em três sabores: Frutos Vermelhos Aveia e Canela, Frutos Tropicais Chia e Alfarroba e Frutos Amarelos Chia e Curcuma estão disponíveis nos formatos Tetra Pak 1L, Tetra Pak 0,33L e ainda no formato garrafa de vidro 0,20L.

Super Bock lança edição limitada que celebra as relações de amizade mais autênticas

São dez rótulos numa edição limitada da Super Bock no âmbito da campanha “Para amigos amigos, uma cerveja cerveja”

Exportações de vinhos para Angola crescem 20% desde o início do ano

As exportações de vinho para Angola cresceram 20% entre janeiro e abril deste ano, revelou o presidente da ViniPortugal, mostrando-se otimista quanto à recuperação neste mercado, face à melhoria da economia.

Área de arroz recua 5% e produção de batata, cereais, cereja e pêssego cai 10% a 15%

A área de arroz deverá diminuir 5% este ano face ao anterior, enquanto a área de batata e a produtividade dos cereais de outono-inverno, da cereja e do pêssego deverão recuar 10% a 15%, informou o INE.