Estados Unidos: luso-americanos eleitos para cargos públicos

Data:

Decorreram recentemente eleições estaduais nos Estados Unidos da América. Os resultados ditaram a eleição de vários luso-americanos.

O candidato democrata Alberto Coutinho conquistou um lugar pelo Distrito 29 na Assembleia Legislativa de New Jersey. Com esta eleição, Alberto Coutinho se-rá o segundo luso-americano na-quela Câmara legislativa do Estado de New Jersey. Desde 2004, Joe Vas é o único luso-americano na Assembleia, para a qual voltou a ser reeleito pelo Distrito 19, que inclui a cidade de Perth Amboy, da qual é ‘mayor’ desde 1990.

Vas é filho de um português de Goa que emigrou para os Estados Unidos. Já Alberto Coutinho cresceu e vive entre a comunidade por-tuguesa e luso-americana de Newark, tendo estado ligado, juntamente com a sua família, à organização do Dia de Portugal em Newark, anualmente promovido na cidade pela Fundação Bernardino Coutinho, uma Fundação que tem o nome do seu pai.

José Silva, vereador luso-americano do pequeno município de East Newark, foi reeleito, com 144 votos. East Newark é uma pequena vila de 2377 habitantes situada em frente a Newark, na margem esquerda do Rio Passa-ic, entre Harrison e Kearny. José Silva concorreu pelo Partido Democrata e não tinha oponente.

Francisco Nascimento e Maria McCormick, ambos nascidos em Lisboa, tornaram-se os primeiros vereadores luso-americanos na história do pequeno município de Harrison. Francisco Nascimento concorreu pelo Partido Democrata e foi eleito 35 anos e um dia depois de ter chegado aos Estados Unidos, tendo recebido 290 votos no Bairro 3. Maria McCormick, que concorreu como independente no Bairro 2, venceu com 256 votos.

Harrison, que tem uma população de 14500 pessoas, distri-buídas por quatro bairros, conta com 5468 eleitores, dos quais 1144 têm apelidos portugueses.

Em New Bedford, o Conselho Municipal, de onze membros, passa a ser ocupado por nove luso-americanos, que viram ser confirmados ou reconfirmados no cargo.

 

No Connecticut

 

O vereador democrata Paulo Nogueira foi reeleito na cidade de Waterbury, Estado do Connecticut. Paulo Nogueira, de 45 anos, faz parte do conselho municipal desta cidade de 107 mil habitantes desde Agosto de 2002, para o qual entrou por nomeação. Nas eleições de 2003 e 2005 ganhou direito ao lugar por voto dos eleitores, que agora voltaram a garantir-lhe mais dois anos de mandato. Paulo Nogueira é natural do Porto, de onde emigrou ainda criança para Waterbury, cidade onde reside e onde é proprietário de uma agência de viagens e serviços.

A professora e candidata repu-blicana Ana Cristina Santos foi elei-ta para a Direcção Escolar de Windsor, também no Estado do Connec-ticut. Com 2335 votos, Ana Cristina Santos foi a oitava das dez candidatas a ocupar uma das nove vagas neste organismo responsável pela gestão das escolas públicas municipais. Ana Cristina Santos, que reside em Windsor, exerceu aí a actividade docente durante oito anos. Agora é professora no vizi-nho município de Haddan.

 

Em Massachusetts

 

Robert Correia foi eleito ‘mayor’ de Fall River, no Estado do Massachusetts, com 54 por cento dos votos. O luso-americano obteve 9626 votos contra os 7804 do seu oponente. Robert Correia, ex-professor de 68 anos, é deputado à Assembleia Legislativa de Massachusetts desde há 30 anos, cargo para o qual foi eleito pela primeira vez em 1977, tendo sido desde então sucessivamente reeleito nas votações, que decorrem de dois em dois anos. Este é o terceiro ‘mayor’ de Fall River de ascendência portuguesa. Os anteriores foram John Arruda, que exerceu o cargo entre 1958 e 1963, e Carlton Viveiros, que esteve 12 anos na chefia do executivo municipal de Fall River, entre 1978 e 1990.

Para o Conselho Municipal daquela localidade, Linda Pereira e Joseph Câmara foram reeleitos para novo mandato. Steven Câmara, que foi membro deste órgão na década de 90, regressou à actividade política, tendo sido também eleito.

Fall River, com uma popula-ção de cerca de 95 mil habitan-tes, é uma das cidades dos Estados Unidos com maior número de emigrantes portugueses, na sua grande maioria oriundos da ilha de São Miguel, Açores.

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

Share post:

Popular

Nóticias Relacionads
RELACIONADAS

Compal lança nova gama Vital Bom Dia!

Disponível em três sabores: Frutos Vermelhos Aveia e Canela, Frutos Tropicais Chia e Alfarroba e Frutos Amarelos Chia e Curcuma estão disponíveis nos formatos Tetra Pak 1L, Tetra Pak 0,33L e ainda no formato garrafa de vidro 0,20L.

Super Bock lança edição limitada que celebra as relações de amizade mais autênticas

São dez rótulos numa edição limitada da Super Bock no âmbito da campanha “Para amigos amigos, uma cerveja cerveja”

Exportações de vinhos para Angola crescem 20% desde o início do ano

As exportações de vinho para Angola cresceram 20% entre janeiro e abril deste ano, revelou o presidente da ViniPortugal, mostrando-se otimista quanto à recuperação neste mercado, face à melhoria da economia.

Área de arroz recua 5% e produção de batata, cereais, cereja e pêssego cai 10% a 15%

A área de arroz deverá diminuir 5% este ano face ao anterior, enquanto a área de batata e a produtividade dos cereais de outono-inverno, da cereja e do pêssego deverão recuar 10% a 15%, informou o INE.