SIDA: Novos testes rápidos fazem diagnóstico em minutos

Data:

Novos testes rápidos de detecção da infecção VIH/Sida, em fase de divulgação em Portugal, irão permitir um diagnóstico da doença em minutos, num processo semelhante a um teste de gravidez, mas sem recolha de urina, disse à Lusa um especialista.

Os testes, que serão hoje apresentados durante a XI reunião sobre infecção VIH/Sida, a decorrer ao longo de todo o dia no Estoril, poderão resolver a grave situação de sub-diagnóstico que se verifica em Portugal, adiantou José Vera, do núcleo de Estudos VIH/Sida da Sociedade Portuguesa de Medicina Interna.

«Há um sub-diagnóstico da infecção VIH/Sida em todos os países europeus e em Portugal diagnostica-se pouco e tardiamente. As pessoas apenas contactam o médico quando apresentam sintomas associados à infecção», alertou.

Esse diagnóstico tardio aumenta o risco de mortalidade, assim como a probabilidade de infecção de outras pessoas, já que o próprio doente desconhece a sua situação.

Em Portugal, estima-se estarem diagnosticados 20 mil casos de infecção com VIH/Sida, mas o número de doentes por diagnosticar deverá ser duas a três vezes superior.

Os novos testes estão em território nacional desde o início do ano, mas ainda estão a ser divulgados, já que é necessária a formação de profissionais de saúde.

Para o especialista, estes testes permitem o diagnóstico em espaços que não dispõem de laboratórios, desde unidades móveis de saúde até centros de saúde.

«Não é necessária qualquer maquinaria e por isso os testes podem ser feitos numa simples consulta ou pela equipa de enfermagem num centro de saúde. No processo habitual entre a consulta, a requisição dos testes, o envio para o laboratório e o apuramento dos resultados, em qualquer momento a pessoa pode desaparecer e o processo ficar interrompido», precisou.

Com a nova metodologia «é aumentada a acessibilidade ao diagnóstico e na primeira abordagem a uma pessoa pode propor-se o teste e fazê-lo de imediato», explicou.

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

Share post:

Popular

Nóticias Relacionads
RELACIONADAS

Compal lança nova gama Vital Bom Dia!

Disponível em três sabores: Frutos Vermelhos Aveia e Canela, Frutos Tropicais Chia e Alfarroba e Frutos Amarelos Chia e Curcuma estão disponíveis nos formatos Tetra Pak 1L, Tetra Pak 0,33L e ainda no formato garrafa de vidro 0,20L.

Super Bock lança edição limitada que celebra as relações de amizade mais autênticas

São dez rótulos numa edição limitada da Super Bock no âmbito da campanha “Para amigos amigos, uma cerveja cerveja”

Exportações de vinhos para Angola crescem 20% desde o início do ano

As exportações de vinho para Angola cresceram 20% entre janeiro e abril deste ano, revelou o presidente da ViniPortugal, mostrando-se otimista quanto à recuperação neste mercado, face à melhoria da economia.

Área de arroz recua 5% e produção de batata, cereais, cereja e pêssego cai 10% a 15%

A área de arroz deverá diminuir 5% este ano face ao anterior, enquanto a área de batata e a produtividade dos cereais de outono-inverno, da cereja e do pêssego deverão recuar 10% a 15%, informou o INE.