9ª Jornada: FC Porto procura nova vitória frente ao Belenenses

Data:

O líder FC Porto pode dar nesta 9ª jornada mais um passo rumo ao seu recorde de 13 vitórias consecutivas a abrir um campeonato (1939/40), caso triunfe na recepção ao Belenenses, na abertura da jornada da Liga de futebol.
Com oito vitórias, oito pontos de avanço sobre o segundo colocado, o melhor ataque (15 golos marcados) e a melhor defesa (um sofrido, logo na ronda inaugural), o "onze" de Jesualdo Ferreira é claramente favorito a continuar na senda dos triunfos. Sem a Taça da Liga a atrapalhar, depois da prematura eliminação frente ao Fátima, o FC Porto apresenta-se descansado, motivado e tudo vai fazer para, a exemplo de segunda-feira, na recepção ao Leixões (2-0 aos oito minutos), resolver tudo bem cedo.
O motivo é simples e prende-se com o facto de se seguir (terça-feira) um determinante encontro caseiro com o Marselha, que pode valer praticamente aos bicampeões portugueses um lugar nos oitavos-de-final da Liga dos Campeões. Assim, e mais do que encantar, o que não tem sido a receita da temporada, o FC Porto deverá optar por voltar a ser prático, eficaz e "poupado", frente a um conjunto que tem estado muito longe da qualidade apresentada na época transacta.
Num tranquilo oitavo posto, com 11 pontos – apenas menos três do que o quinto, o Marítimo -, o "onze" de Jorge Jesus não tem, ainda assim, nada a perder e tudo a ganhar: está em jogo ser a primeira equipa a "roubar" pontos aos portistas e a marcar no Dragão.
Se, como é provável, a lógica imperar, então o FC Porto sentar-se-á no "sofá" à espera de ver os seus adversários continuarem a perder pontos, o que tem sido uma constante: os quatro perseguidores mais próximos apenas contabilizam 50 por cento de triunfos.
O Benfica, segundo colocado isolado, depois do sofrido triunfo caseiro sobre o Marítimo (2-1), surge em Paços de Ferreira apostado em esquecer a eliminação da Taça da Liga (1-2 em Setúbal, após 1-1 na Luz), e apostado em completar um campeonato inteiro sem perder.
Desde o desaire em Braga, na 10ª ronda da época passada, o "onze" da Luz não mais conheceu a derrota, mas, mais do que não perder, o Benfica sabe que tem de ganhar, frente a um Paços de Ferreira decepcionante na presente temporada.
Com apenas cinco pontos e um escasso triunfo (2-1 ao Estrela da Amadora), o "onze" de José Mota está abaixo da "linha de água" e apresenta a segunda defesa mais batida da prova (13 golos), na sequência de um conjunto de exibições muito pouco "europeias".
Ainda assim, e num reduto onde a época passada empatou 1-1, o Benfica não deverá ter grandes facilidades, ao contrário do Sporting, que parece condenado a regressar aos triunfos no campeonato na recepção à frágil Naval.
Os "leões", que na última ronda empataram a zero na Choupana e quarta-feira afastaram da Taça da Liga o Fátima, com enormes dificuldades, são inquestionavelmente favoritos, no jogo entre o melhor ataque em casa (10 golos) e a pior defesa da prova (14).
Nos outros encontros, o grande destaque vai para o embate entre o Marítimo (quinto, com 14 pontos) e o Vitória de Guimarães (quarto, com 15), que discutem segunda-feira no Funchal quem continuará mais perto dos três "grandes".
Por seu lado, o Vitória de Setúbal (sexto, com 14 pontos) joga a sua invencibilidade no Estádio do Bessa, frente ao Boavista, num domingo em que Académica e Estrela da Amadora, em Coimbra, e União de Leiria e Nacional, junto ao Liz, jogam pela fuga aos últimos lugares.
O outro encontro da nona ronda é a recepção do Leixões, o "rei" dos empates (seis), ao Sporting de Braga, que, depois de ter tido três treinadores em 2006/2007, já iniciou a "dança" esta época, ao despedir Jorge Costa, substituído por António Caldas.

   

9ª JORNADA

– Sexta-feira, 2 Nov
FC Porto – Belenenses, 20:30 (SportTV1)

– Sábado, 3 Nov
Leixões – Sporting de Braga, 17:45 (SportTV2)
Paços de Ferreira – Benfica, 19:45 (TVI)

– Domingo, 4 Nov
Académica – Estrela da Amadora, 16:00
Boavista – Vitória de Setúbal, 16:00
União de Leiria – Nacional, 16:00
Sporting – Naval, 19:45 (SportTV1)

– Segunda-feira, 05 Nov
Marítimo – Vitória de Guimarães, 19:45 (SportTV1)

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

Share post:

Popular

Nóticias Relacionads
RELACIONADAS

Compal lança nova gama Vital Bom Dia!

Disponível em três sabores: Frutos Vermelhos Aveia e Canela, Frutos Tropicais Chia e Alfarroba e Frutos Amarelos Chia e Curcuma estão disponíveis nos formatos Tetra Pak 1L, Tetra Pak 0,33L e ainda no formato garrafa de vidro 0,20L.

Super Bock lança edição limitada que celebra as relações de amizade mais autênticas

São dez rótulos numa edição limitada da Super Bock no âmbito da campanha “Para amigos amigos, uma cerveja cerveja”

Exportações de vinhos para Angola crescem 20% desde o início do ano

As exportações de vinho para Angola cresceram 20% entre janeiro e abril deste ano, revelou o presidente da ViniPortugal, mostrando-se otimista quanto à recuperação neste mercado, face à melhoria da economia.

Área de arroz recua 5% e produção de batata, cereais, cereja e pêssego cai 10% a 15%

A área de arroz deverá diminuir 5% este ano face ao anterior, enquanto a área de batata e a produtividade dos cereais de outono-inverno, da cereja e do pêssego deverão recuar 10% a 15%, informou o INE.