O Vitória de Setúbal afastou hoje o Benfica da fase de grupo da Taça da Liga em futebol, ao receber e bater os "encarnados" por 2-1, em encontro da segunda "mão" da quarta eliminatória.
Depois do empate 1-1 na Luz, a formação sadina, que continua invicta esta temporada, esteve a perder, devido a um grande penalidade apontada pelo norte-americano Freddy Adu, no período de descontos da primeira parte, mas deu a volta na segunda.
O brasileiro Matheus igualou a eliminatória aos 67 minutos, após uma oferta do central costa-marfinense Zoro, e o suplente Edinho selou a qualificação dos sadinos, aos 83, impondo o primeiro desaire do Benfica em provas nacionais na presente temporada.
Por seu lado, o Sporting, que ao contrário do Benfica se apresentou na máxima força, qualificou-se com grandes dificuldades, e graças aos golos fora, ao vencer no reduto do Fátima, da Liga de Honra, por 3-2.
A formação "leonina", que tinha cedido em casa por 2-1, esteve a perder por 1-0 e 2-1, mas acabou por conseguir a qualificação, graças a um "bis" do brasileiro Liedson, aos 35 e 83 minutos, e a um tento do montenegrino Milan Purovic, aos 64. Carlos Saleiro, aos 15 minutos, e Filipe Falardo, aos 49, apontaram os tentos do conjunto comandado por Rui Vitória, que foi muito infeliz, nomeadamente num remate ao poste esquerdo do brasileiro Cícero, na marcação de um livre, aos 80.
Além de Sporting e Vitória de Setúbal, ambos da Liga principal, garantiram a qualificação para a fase de grupo o Penafiel e o Beira-Mar, ambos da Liga de Honra, que afastaram a União de Leiria e o também secundário Portimonense, respectivamente.
A União de Leiria, "lanterna vermelha" da Liga, venceu em casa o Penafiel, último na Liga de Honra, por 1-0, graças a uma grande penalidade convertida por João Paulo, aos 91 minutos, mas não conseguiu anular o resultado da primeira "mão" (derrota por 3-1).
Por seu lado, e após o desaire fora por 1-0, o Beira-Mar começou praticamente a perder em Aveiro – golo de Maxi Bevacqua, aos cinco minutos -, mas acabou por vencer por 3-1, com tentos de Jessé, aos 48, Vitinha, aos 66, e Roma, aos 81.
A fase de grupo da estreante Taça da Liga disputa-se a 09, 23 e 30 de Janeiro de 2007 (duas equipas cumprem dois jogos em casa e as outras duas apenas um), estando a final agendada para 23 de Março.