Devedores pagam dívidas antes da penhoras

Data:

Das mais de 935 mil penhoras decididas pela administração fiscal desde Setembro de 2005, quase 88 por cento dos contribuintes pagou a dívida antes da penhora ser executada, de acordo com dados do Fisco divulgados pelo Ministério das Finanças.

Desde Setembro de 2005, altura em que teve início o Sistema Informático de Penhoras Automáticas (SIPA), a administração fiscal marcou 935.578 penhoras.

Dessas penhoras, só 114.003, ou 12 por cento, continuam vigentes, já que as outras 88 por cento foram canceladas por pagamento da dívida em causa.

As penhoras incidem sobre acções ou contas bancárias, vencimentos, rendas, créditos, imóveis ou veículos automóveis, entre outros.

“A maioria dos devedores efectua o pagamento integral da dívida na sequência da penhora, pelo que a penhora é imediatamente cancelada antes de se consumar”, explica o ministério de Teixeira dos Santos.

Esses processos de penhora dizem respeito a uma dívida total de 618 milhões de euros ao Fisco, segundo a mesma fonte.

Em 2007 (até Outubro), os activos penhorados aumentaram 26 por cento, depois de terem subido 6 vezes e meia entre 2005 e 2006 (o âmbito das penhoras foi sendo progressivamente alargado ao longo desses três anos).

Os vencimentos têm sido os activos mais penhorados, representando cerca de 33 por cento das penhoras totais, seguidas depois pelos veículos (25 por cento) e pelas contas bancárias e valores mobiliários (17 por cento).

Os dados mostram ainda que foram marcadas 102 mil penhoras sobre imóveis entre 2005 e 2007 e que foram penhorados mais de 87 mil créditos.

As embarcações foram os activos menos penhorados, num total de 170.

As pensões dos idosos também foram outro dos activos penhorados pela administração fiscal, mas representam apenas dois por cento do número de penhoras iniciadas.

 

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

Share post:

Popular

Nóticias Relacionads
RELACIONADAS

Compal lança nova gama Vital Bom Dia!

Disponível em três sabores: Frutos Vermelhos Aveia e Canela, Frutos Tropicais Chia e Alfarroba e Frutos Amarelos Chia e Curcuma estão disponíveis nos formatos Tetra Pak 1L, Tetra Pak 0,33L e ainda no formato garrafa de vidro 0,20L.

Super Bock lança edição limitada que celebra as relações de amizade mais autênticas

São dez rótulos numa edição limitada da Super Bock no âmbito da campanha “Para amigos amigos, uma cerveja cerveja”

Exportações de vinhos para Angola crescem 20% desde o início do ano

As exportações de vinho para Angola cresceram 20% entre janeiro e abril deste ano, revelou o presidente da ViniPortugal, mostrando-se otimista quanto à recuperação neste mercado, face à melhoria da economia.

Área de arroz recua 5% e produção de batata, cereais, cereja e pêssego cai 10% a 15%

A área de arroz deverá diminuir 5% este ano face ao anterior, enquanto a área de batata e a produtividade dos cereais de outono-inverno, da cereja e do pêssego deverão recuar 10% a 15%, informou o INE.