José Encarnação gere 40 milhões em investigação

Data:

Sete países em três continentes, 12 centros de investigação, dez universidades associadas, 370 cientistas, 550 investigadores e um orçamento anual de 40 milhões de euros. Este é o “império” INI-GraphicsNet, criado e gerido por José Luís Encarnação, um cientista português radicado na Alemanha. Natural de Portugal, José Luís Encarnação reside desde 1959 na Alemanha, onde, desde 1975, exerce o cargo de professor catedrático de Informática na Universidade Técnica de Darmstadt. Ali lidera o Departamento de Sistemas Gráficos Interactivos.

Sob sua coordenação foi criada a INI-GraphicsNet – Rede Internacional de Instituições de Educação Avançada, Treino e I&D em tecnologia da Computação Gráfica, sistemas e aplicações. Esta rede de instituições constitui-se como uma das organizações chave a nível mundial nas áreas das tecnologias da visualização, como também em novas media e formas de comunicação, incluindo as tecnologias de Informação e Comunicação e suas aplicações.

Paralelamente, o Professor Encarnação fundou a INI-GraphicsNet Investitions Holding GmbH e criou a Fundação INI-GraphicsNet com o intuito de promover activamente a formação de novas empresas de base tecnológica, que visam a comercialização de produtos derivados dos resultados científicos da INI-GraphicsNet. O próximo passo deste empreendedor na área da investigação é criar em Portugal uma réplica, à escala nacional, da Fundação INI-GraphicsNet, da qual é «chairman». Ainda em fase de negociação com o Governo português e com empresas, o projecto poderá estar pronto a arrancar dentro de um ano. Pelos serviços prestados à comunidade científica, José Encarnação já foi galardoado com numerosos prémios. Entre eles estão a medalha Konrad-Zuse da Sociedade Alemã para Computação, o Prémio de Tecnologia da Fundação Eduard-Rhein e o Prémio Steven Coons Award da associação americana Association for Computing Machinery.

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

Share post:

Popular

Nóticias Relacionads
RELACIONADAS

Compal lança nova gama Vital Bom Dia!

Disponível em três sabores: Frutos Vermelhos Aveia e Canela, Frutos Tropicais Chia e Alfarroba e Frutos Amarelos Chia e Curcuma estão disponíveis nos formatos Tetra Pak 1L, Tetra Pak 0,33L e ainda no formato garrafa de vidro 0,20L.

Super Bock lança edição limitada que celebra as relações de amizade mais autênticas

São dez rótulos numa edição limitada da Super Bock no âmbito da campanha “Para amigos amigos, uma cerveja cerveja”

Exportações de vinhos para Angola crescem 20% desde o início do ano

As exportações de vinho para Angola cresceram 20% entre janeiro e abril deste ano, revelou o presidente da ViniPortugal, mostrando-se otimista quanto à recuperação neste mercado, face à melhoria da economia.

Área de arroz recua 5% e produção de batata, cereais, cereja e pêssego cai 10% a 15%

A área de arroz deverá diminuir 5% este ano face ao anterior, enquanto a área de batata e a produtividade dos cereais de outono-inverno, da cereja e do pêssego deverão recuar 10% a 15%, informou o INE.