O consulado de Portugal em Zurique, Suíça, está sem emitir documentos há quase três semanas devido a uma avaria no sistema informático, denunciou hoje o Conselheiro das Comunidades naquele país Manuel Beja.
"Há mais de duas semanas e meia que o sistema informático do consulado de Portugal em Zurique não funciona. Os processos acumulam-se e os utentes estão desesperados", disse o conselheiro à agência Lusa.
De acordo com Manuel Beja, os responsáveis por aquela estrutura consular já alertaram várias vezes o Ministério dos Negócios Estrangeiros (MNE), mas continua "tudo na mesma".
Para o conselheiro esta é uma situação preocupante porque ocorreu numa altura em que o posto "funcionava mais ou menos bem e pode criar um conflito entre a comunidade e o consulado".
"As pessoas estão enervadas e no seu comportamento já se nota uma certa agressividade", afirmou.
Manuel Beja disse ainda "não compreender porque é que o MNE não toma uma decisão" para resolver o problema.
Contactada pela agência Lusa, fonte da Secretaria de Estado das Comunidades garantiu que a avaria no sistema informático "está a ser resolvida".
"Houve um atraso porque foi necessário adquirir equipamentos novos para o consulado, mas está tudo a ser resolvido", acrescentou.
A Lusa tentou também contactar com algum responsável pelo consulado de Portugal em Zurique, mas não foi possível. Na Suíça residem actualmente cerca de 200 mil portugueses.
Suíça: avaria no sistema informático impede emissão de documentos no Consulado de Zurique
Data: