FC Porto e Benfica entram hoje em campo às 19:45 para defrontarem Marselha e Celtic, respectivamente.
O FC Porto (em Marselha) dá um passo de “gigante” rumo ao “oitavos” da Liga dos Campeões se pontuar na terceira jornada, enquanto que o Benfica, que recebe na Luz o Celtic, apenas se relança ganhando.
Cumpridas duas jornadas, o FC Porto está em posição de apuramento, pois é segundo no grupo A, enquanto que os “encarnados” são “lanternas vermelhas” no agrupamento D.
Hoje o FC Porto não pode perder: se isso acontecer, fica a cinco pontos do Marselha e poderá ser alcançado pelo Liverpool (jogam na Turquia). Pelo contrário, o empate será um óptimo resultado para o “onze” de Jesualdo Ferreira, que garante a manutenção do segundo posto e fica, depois, com a possibilidade de ascender à liderança, se na ronda seguinte (6 de Novembro) bater em casa a mesma equipa. Melhor ainda seria, obviamente, repetir o resultado da única deslocação ao Velodrome: a 22 de Outubro de 2003, sob o comando de José Mourinho, o FC Porto venceu por 3-2, com tentos de Maniche, do luso-brasileiro Derlei e do russo Alenitchev.
Por seu lado, o Benfica, que arrancou com dois desaires (1-2 no reduto do AC Milan e 0-1 na recepção ao Shakhtar Donetsk), está obrigado a vencer para continuar na corrida ao apuramento, pois o empate deixa a equipa da Luz longe da Taça UEFA. Tendo em conta que venceu por 3-0 nas três recepções a equipas escocesas nas taças europeias (a última vítima foram os católicos, na época passada), o “onze” de Jose Antonio Camacho precisa apenas de se “agarrar” à história para igualar os bicampeões escoceses.
A formação comandada por Gordan Strachan soma três pontos, já que, após um começo com uma derrota por 2-0 em Donetsk, recebeu e bateu o campeão europeu em título AC Milan por 2-1, graças a um golo de Scott McDonald, aos 90 minutos.
Liga dos Campeões: FC Porto e Benfica jogam às 19:45
Data: