Tarifas de água vão ter limite mínimo e máximo

Data:

As tarifas da água pagas pelos consumidores vão ter um limite mínimo e máximo e regras de cálculo fixadas pelas autoridades, num diploma que deverá estar aprovado até ao final do ano, anunciou hoje o ministro do Ambiente.

«A proposta vai estar pronta até ao final do ano. Mantém a liberdade de os municípios determinarem qual a taxa a aplicar, mas com valores mínimos e máximos», afirmou o ministro Nunes Correia, à margem da 2ª Conferência Nacional da Água organizada pelo Jornal Água e Ambiente.

O projecto foi elaborado pelo Instituto Regulador da Água e Resíduos (IRAR) e está agora nas mãos do Ministério do Ambiente, para concretizar a necessidade de adaptar os preços da água aos seus custos reais.

Com o novo diploma, os municípios vão ser obrigados a mexer nas tarifas da água, pondo fim à disparidade que existe entre as tarifas aplicadas pelos municipios que, nuns casos, ficam abaixo dos custos que suportam e, noutros, acima do que custa a água.

Os requisitos que os municípios deverão usar para calcular o preço da água a cobrar aos munícipes, por forma a reflectir os reais custos do serviço, vão também ser determinados pelo regulamento tarifário.

Depois da entrada em vigor do diploma, a racionalização (reflectir custos no preço) das tarifas vai implicar «nuns casos aumento e noutros uma baixa» do que é cobrado aos consumidores, explicou o ministro do Ambiente.

O projecto de diploma indica a Directiva-Quadro da Água e, mais recentemente, a Lei das Finanças Locais que, no artigo 16, determina que os preços a cobrar pela água «não devem ser inferiores aos custos directa ou indirectamente suportados com a prestação» do serviço de abastecimento de água aos consumidores.

No número quatro desse artigo, o governo determina que os preços a cobrar pelo abastecimento público de água devem ser determinados segundo o regulamento tarifário a aprovar.

Nunes Correia reafirmou a intenção do governo de alterar as tarifas da água de «forma suave e gradual».

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

Share post:

Popular

Nóticias Relacionads
RELACIONADAS

Compal lança nova gama Vital Bom Dia!

Disponível em três sabores: Frutos Vermelhos Aveia e Canela, Frutos Tropicais Chia e Alfarroba e Frutos Amarelos Chia e Curcuma estão disponíveis nos formatos Tetra Pak 1L, Tetra Pak 0,33L e ainda no formato garrafa de vidro 0,20L.

Super Bock lança edição limitada que celebra as relações de amizade mais autênticas

São dez rótulos numa edição limitada da Super Bock no âmbito da campanha “Para amigos amigos, uma cerveja cerveja”

Exportações de vinhos para Angola crescem 20% desde o início do ano

As exportações de vinho para Angola cresceram 20% entre janeiro e abril deste ano, revelou o presidente da ViniPortugal, mostrando-se otimista quanto à recuperação neste mercado, face à melhoria da economia.

Área de arroz recua 5% e produção de batata, cereais, cereja e pêssego cai 10% a 15%

A área de arroz deverá diminuir 5% este ano face ao anterior, enquanto a área de batata e a produtividade dos cereais de outono-inverno, da cereja e do pêssego deverão recuar 10% a 15%, informou o INE.