Apenas um português figura no Museu da Imigração

Data:

Baptista de Matos, há 45 anos a morar em França, é o único emigrante português, do universo de um milhão actualmente radicado em França, representado no Museu Nacional da História da Imigração, inaugurado em Paris no passado dia 10. O português vê a escolha da sua história “comum a tantas outras”, como o fim do “miserabilismo luso e a vitória da dignidade de um povo que deu lições ao mundo”. A exposição conta com fotografias de Baptista de Matos e uma das pedras de quando participou nos trabalhos do metro de Paris, em 1973. O passaporte, a marmita do almoço e o capacete de trabalho são outros elementos que ilustram a imigração portuguesa. Ainda na exposição sobre os 200 anos da presença de imigrantes em França, figuram algumas fotografias sobre os bairros de lata em Champigny-Sur-Marne, nos arredores de Paris. Mas é a fotografia de “uma mulher portuguesa que chega a França com duas malas na cabeça, nos anos 70” que aparece no cartaz da exposição, como referiu Manuel Dias, membro do Conselho Científico e de Orientação da «Cidade Nacional da História da Imigração« (CNHI) que apadrinha o projecto. “O objectivo não é criar o museu das comunidades, mas o museu da história da França através do contributo dos imigrantes” esclareceu.

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

Share post:

Popular

Nóticias Relacionads
RELACIONADAS

Compal lança nova gama Vital Bom Dia!

Disponível em três sabores: Frutos Vermelhos Aveia e Canela, Frutos Tropicais Chia e Alfarroba e Frutos Amarelos Chia e Curcuma estão disponíveis nos formatos Tetra Pak 1L, Tetra Pak 0,33L e ainda no formato garrafa de vidro 0,20L.

Super Bock lança edição limitada que celebra as relações de amizade mais autênticas

São dez rótulos numa edição limitada da Super Bock no âmbito da campanha “Para amigos amigos, uma cerveja cerveja”

Exportações de vinhos para Angola crescem 20% desde o início do ano

As exportações de vinho para Angola cresceram 20% entre janeiro e abril deste ano, revelou o presidente da ViniPortugal, mostrando-se otimista quanto à recuperação neste mercado, face à melhoria da economia.

Área de arroz recua 5% e produção de batata, cereais, cereja e pêssego cai 10% a 15%

A área de arroz deverá diminuir 5% este ano face ao anterior, enquanto a área de batata e a produtividade dos cereais de outono-inverno, da cereja e do pêssego deverão recuar 10% a 15%, informou o INE.