Navegações são tema de mostra em Berlim

Data:

«Novos Mundos – Portugal e a época dos Descobrimentos» é o tema de uma exposição que pode ser vista em

Berlim, Alemanha, até 10 de Fevereiro do próximo ano. A exposição tem como tema o papel global que Portugal desempenhou entre os séculos XV e XVII e elucida ligações e conflitos internacionais que surgiram

em consequência das navegações portuguesas.

Realizada num dos mais prestigiados e visitados museus da capital da Alemanha, a exposição desenvolve-se em várias salas da secção renovada do Deutsches Historisches Museum (DHM). Localizado junto à conhecida Museuminsel (a Ilha dos Museus, de Berlim), à beira do rio Spree, o DHM abre as suas portas para a artéria mais conhecida da velha Berlim. É neste espaço privilegiado que está patente desde 24 de Outubro, a exposição «Novos Mundos – Portugal e a época dos Descobrimentos», que conta com mais de 300 objectos – entre arte, cartografia, documentos de arquivo, livros, – provenientes dos museus e instituições portuguesas, e também de instituições germânicas, austríacas, espanholas, italianas, holandesas e francesas, entre outras.

Além da História de Portugal, das condições técnico-científicas das viagens marítimas, e dos seus efeitos políticos e económicos, são também abordadas formas de reflexão e expressão artística. São ainda apresentados as consequências dos Descobrimentos na Europa, em especial, as suas interligações com o espaço de língua alemã.

Em relação a outras exposições sobre o mesmo tema que foram realizadas em outras partes do mundo, esta possui atractivos inéditos. Apresenta, por um lado, uma visão histórica de longa duração, começando o seu percurso nas heranças recebidas no território lusitano durante os séculos XIII a XIV e atingindo a desagregação do Império português na altura em que nascia uma nova Europa, já em pleno século XVII.

Por outro lado, dedica especial atenção à antropologia e aos regimes de trocas e intercâmbios que decorreram da expansão portuguesa. Por fim, apresenta uma síntese – acessível a toda a Alemanha e na sua própria capital – , do fenómeno de amplificação e descoberta do mundo. Organizada pelo DHM, em cooperação com o Instituto Camões e a Embaixada de Portugal em Berlim, a exposição assinala ainda a presidência portuguesa da União Europeia, que se prolonga até 31 de Dezembro. A mostra pode ser visitada todos os dias – excepto a 24 e 31 de Dezembro, entre as 10 e as 18 horas.

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

Share post:

Popular

Nóticias Relacionads
RELACIONADAS

Compal lança nova gama Vital Bom Dia!

Disponível em três sabores: Frutos Vermelhos Aveia e Canela, Frutos Tropicais Chia e Alfarroba e Frutos Amarelos Chia e Curcuma estão disponíveis nos formatos Tetra Pak 1L, Tetra Pak 0,33L e ainda no formato garrafa de vidro 0,20L.

Super Bock lança edição limitada que celebra as relações de amizade mais autênticas

São dez rótulos numa edição limitada da Super Bock no âmbito da campanha “Para amigos amigos, uma cerveja cerveja”

Exportações de vinhos para Angola crescem 20% desde o início do ano

As exportações de vinho para Angola cresceram 20% entre janeiro e abril deste ano, revelou o presidente da ViniPortugal, mostrando-se otimista quanto à recuperação neste mercado, face à melhoria da economia.

Área de arroz recua 5% e produção de batata, cereais, cereja e pêssego cai 10% a 15%

A área de arroz deverá diminuir 5% este ano face ao anterior, enquanto a área de batata e a produtividade dos cereais de outono-inverno, da cereja e do pêssego deverão recuar 10% a 15%, informou o INE.