Suiça: Docentes pedem realização de concurso extraordinário

Data:

Os professores de português na Suíça querem que o Ministério da Educação organize um concurso extraordinário de acesso ao lugar de professor titular, para os docentes a leccionarem no estrangeiro. Na primeira fase de candidaturas, em Maio, estes professores não podiam candidatar-se a professor titular, a mais alta categoria da nova carreira. José Coelho, professor de português na Suíça, referiu à Agência Lusa que os docentes que se candidatassem a esse lugar teriam de abandonar o ensino do português no estrangeiro e regressar a Portugal. “Como a maioria dos professores já lecciona há anos no estrangeiro, optou por não concorrer ao lugar de professor titular”, disse aquele docente, adiantando que passados dois meses as regras do concurso “foram alteradas”, quando este já tinha terminado e os candidatos estavam seleccionados.

José Coelho sublinhou que no fim de Agosto, através de uma nota da Direcção-Geral dos Recursos Humanos, os professores no estrangeiro foram informados que “podem aceitar o lugar de professor titular sem que tenham que regressar a Portugal”. “As regras foram alteradas cerca de dois meses depois do concurso ter terminado”, disse, considerando a situação “ilegítima e injusta”. Numa petição entregue no Ministério da Educação, os docentes na Suíça exigem que seja aberto um concurso extraordinário para o lugar de professor titular, que deveria ser aberto aos professores a leccionar na Europa, África do Sul, Macau, Angola e Moçambique. José Coelho estima em cerca de 200 os docentes a trabalhar no estrangeiro que não se candidataram ao concurso para professor titular. Adiantou que outras petições estão a circular em vários países da Europa.

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

Share post:

Popular

Nóticias Relacionads
RELACIONADAS

Compal lança nova gama Vital Bom Dia!

Disponível em três sabores: Frutos Vermelhos Aveia e Canela, Frutos Tropicais Chia e Alfarroba e Frutos Amarelos Chia e Curcuma estão disponíveis nos formatos Tetra Pak 1L, Tetra Pak 0,33L e ainda no formato garrafa de vidro 0,20L.

Super Bock lança edição limitada que celebra as relações de amizade mais autênticas

São dez rótulos numa edição limitada da Super Bock no âmbito da campanha “Para amigos amigos, uma cerveja cerveja”

Exportações de vinhos para Angola crescem 20% desde o início do ano

As exportações de vinho para Angola cresceram 20% entre janeiro e abril deste ano, revelou o presidente da ViniPortugal, mostrando-se otimista quanto à recuperação neste mercado, face à melhoria da economia.

Área de arroz recua 5% e produção de batata, cereais, cereja e pêssego cai 10% a 15%

A área de arroz deverá diminuir 5% este ano face ao anterior, enquanto a área de batata e a produtividade dos cereais de outono-inverno, da cereja e do pêssego deverão recuar 10% a 15%, informou o INE.