Carta de condução estrangeira e carro de matrícula portuguesa

Data:

Eu sei que não posso, nem devo, abusar do vosso tempo precioso, mas, encontro-me perante uma dificuldade pela qual vos pedia ajuda, pensando que poderá ter tambem um interesse geral. Habito em França, encontrando-me presentemente na reforma. Praticando de tempos a tempos o vai-e-vem entre os dois países, decidi comprar um automóvel novo em Portugal onde o registei e afixei o respectivo selo camarário, tendo-o como é evidente segurado. Agora, alguém me veio dizer que não era legal conduzir em Portugal com carta de condução estrangeira um automóvel de propriedade nossa com matricula nacional. Será possível? Não quis deixar aí o meu carro de matricula Francesa para evitar problemas e agora terei problemas à mesma?
JOSÉ CARVALHO, FRANÇA

Pode conduzir cá o carro com carta de condução francesa, salvo diferente interpretação da nossa lei; pois a sua carta é europeia. Fez boa opção, era mais difícil andar legal cá com o carro matrícula francesa; pois o mesmo não pode estar mais de seis meses em Portugal sem ir a França.

Também pode pedir na DGV carta portuguesa, mas não tem problemas conduzir carro em Portugal com carta francesa. Isso seria o mesmo que dizer que um estrangeiro não podia comprar carro em Portugal. Há cartas de determinados países que precisam de ser trocadas, mas de cidadão da EU não é necessário

6 COMENTÁRIOS

  1. boa noite pois eu tenho um pequeno probelema estive na franca pois foi la que fiz a minha vida durante 40 anos pois legalizei o meu carro
    para portugues tenho seguro ca em portugal pois a minha carta e francesa posso conduzir ca o meu carro pois eu sou reformado pago
    os meus empostos la tenho segurança sucial la pois eu vou la de vez enhe quando ok pois agora agradecia que me enfor msse al guma coisa obbrigados

    • Caro leitor, uma carta de condução emitida por um país da UE é válida em toda a UE.  
      Assim, se se mudar para outro país da UE, não tem normalmente de trocar a sua carta de condução. Pode conduzir nesse país com a sua carta de condução atual desde que:
      * a carta seja válida
      * tenha a idade requerida para conduzir um veículo da categoria equivalente
      * a carta não tenha sido objeto de suspensão, restrição ou revogação no país de emissão
      Informe-se sobre as regras e exceções aplicáveis à renovação e troca da carta de condução no caso de mudança para outro país da UE, pois as cartas de condução francesas não tem validade e as autoridades em Portugal dado as cartas em Portugal serem objecto de renovação, podem interpretar de outra forma, caso a sua residência fiscal seja em Portugal ou em França e, estando mais de 6 meses em Portugal obrigatoriamente tem que mudar a sua residência fiscal para Portugal. Quanto ao ter legalizado o carro com matricula portuguesa fez bem e como manda as nossas regras ou leis, pois o carro não podia estar cá mais de 6 meses
      Desde 2013, todas as cartas de condução emitidas na UE têm um formato normalizado: um cartão plastificado (tipo cartão de crédito) com uma fotografia do titular e elementos de segurança mais fiáveis.
      Se tiver uma carta de condução vitalícia, verifique junto das autoridades nacionais quando deverá trocá-la por uma nova carta de modelo normalizado.
      Existem mais de 110 tipos de cartas de condução na UE.

  2. “Conduzir um carro emprestado dá multa?” Não esclareceu minha dúvida. Vivo no Brasil e vou de férias a Portugal em Março de 2019. Tenho CNH brasileira. Posso dirigir carro de familiar ou de amigo sem problemas?

  3. Vou de férias de França para Portugal,carta francesa, posso conduzir carro da minha irmã ? Este de matrícula portuguesa ? Obrigada

    • As cartas de condução emitidas nos Estados-Membros da União Europeia, Islândia, Liechtenstein e Noruega, países do Espaço Económico Europeu (EEE), são válidas em Portugal.
      Obrigado

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

Share post:

Popular

Nóticias Relacionads
RELACIONADAS

Compal lança nova gama Vital Bom Dia!

Disponível em três sabores: Frutos Vermelhos Aveia e Canela, Frutos Tropicais Chia e Alfarroba e Frutos Amarelos Chia e Curcuma estão disponíveis nos formatos Tetra Pak 1L, Tetra Pak 0,33L e ainda no formato garrafa de vidro 0,20L.

Super Bock lança edição limitada que celebra as relações de amizade mais autênticas

São dez rótulos numa edição limitada da Super Bock no âmbito da campanha “Para amigos amigos, uma cerveja cerveja”

Exportações de vinhos para Angola crescem 20% desde o início do ano

As exportações de vinho para Angola cresceram 20% entre janeiro e abril deste ano, revelou o presidente da ViniPortugal, mostrando-se otimista quanto à recuperação neste mercado, face à melhoria da economia.

Área de arroz recua 5% e produção de batata, cereais, cereja e pêssego cai 10% a 15%

A área de arroz deverá diminuir 5% este ano face ao anterior, enquanto a área de batata e a produtividade dos cereais de outono-inverno, da cereja e do pêssego deverão recuar 10% a 15%, informou o INE.