O porta-voz da TAP, António Monteiro, anunciou hoje que foram cancelados até às 08:00 de hoje 17 voos da companhia, 12 em Lisboa, três no Porto e dois no Funchal, em consequência da greve dos pilotos portugueses.
"São sobretudo voos domésticos e para a Europa", disse António Monteiro aos jornalistas. Acrescentou que "em princípio" os voos de longo curso vão efectuar-se, adiantando contudo que "há voos para o Brasil, Venezuela e Estados Unidos que foram adiados por 24 horas".
Admitiu, porém, que tendo em conta os cancelamentos registados até às 08:00, "a greve seja completa".
A greve dos pilotos portugueses está hoje de manhã a afectar centenas de pessoas que se aglomeram junto aos balcões de venda de bilhetes da TAP para encontrar alternativas de viagem em outras empresas de aviação.
Desde o início da manhã que os passageiros estão a ser informados nos balcões do check-in que se devem deslocar aos balcões de vendas da companhia para conseguir bilhetes em voos de outras companhias.
António Monteiro disse aos jornalistas que todos os voos das outras companhias estão a efectuar-se com normalidade, e que se está a tentar colocar as pessoas em outros aviões.
O porta-voz da TAP, que admite não haver uma solução para resolver rapidamente o problema, renovou o apelo para que os passageiros tentem confirmar ou alterar os voos através do telefone, contactando os agentes de viagens ou outros balcões da TAP fora dos aeroportos.
"Em situações destas, o serviço que é prestado é deficiente pois nem os meios humanos da companhia estão dimensionados para uma situação destas", disse.
Na opinião de António Monteiro, "só gradualmente ao longo do dia" a situação poderá melhorar.
O Ministro dos Transportes e Obras Públicas, Mário Lino, considerou a greve "inoportuna", lamentando que os sindicalistas não tenham optado por iniciar um processo negocial.
A greve, em protesto contra o aumento da idade da reforma para os 65 anos e pela alteração do valor das pensões, decorre hoje, quinta-feira e sábado e novamente a 05, 07 e 09 de Novembro.
Hoje, a 27 de Outubro e 05 e 09 de Novembro a paralisação terá início às 04:00 e terminará as 17:00, enquanto nos dias 25 de Outubro e 07 de Novembro, as paragens serão entre as 00:00 e as 24:00.
Greve dos Pilotos: 17 voos cancelados até às oito de manhã
Data: