O grupo folclórico Danças e Cantares de Portugal de Puerto La Cruz, Venezuela, vai realizar no dia 28 de Outubro, o XIII Encontro Madeirense, quer terá lugar na cidade de Puerto La Cruz, em Anzoátegui.
Segundo o presidente e director do grupo, Aníbal Nunes, 10 ranchos folclóricos vão participar no evento, que vai decorrer no estádio coberto La Caldera del Diablo. Dedicada às Romarias da Camacha, a edição deste ano do Encontro prevê ainda uma homenagem a Maria Ascensão Fernandes, que foi responsável do grupo folclórico da Camacha, Ilha da Madeira.
O grupo folclórico Danças e Cantares de Portugal de Puerto la Cruz foi fundado em Julho de 2003, e reúne portugueses e luso-descendentes radicados na zona norte do Estado Anzoátegui. Composto por 52 membros, entre bailarinos, cantores, músicos e dirigentes e colaboradores, possui trajes típicos que representam Portugal continental – Minho, Nazaré, Braga, Alentejo – e a ilha da Madeira – Camacha, São Vicente, Santana.
O Grupo interpreta músicas e cantares originais das regiões do Minho e da Madeira, que eram utilizados em romarias, festas e nos trabalhos do campo nas diferentes povoações, e remontam aos séculos XVI e XVII.