Milhares de portugueses «levantam-se» contra a pobreza

Data:

Cerca de 45 mil portugueses deverão aderir esta quarta-feira à iniciativa mundial «Levanta-te contra a pobreza», que assinala o Dia Internacional da Erradicação da Pobreza, uma das metas traçadas pela ONU nos Objectivos de Desenvolvimento do Milénio.

A iniciativa, desenvolvida em Portugal pela Campanha Pobreza Zero, deverá registar-se um pouco por todo o país em escolas, empresas e associações.

Uma em cada seis pessoas no mundo vive em condições de pobreza extrema e não tem acesso a medicamentos nem à educação básica, indicam dados internacionais.

Em Portugal, um em cada cinco vive em situação de pobreza. Por outro lado, 12% da população global – ou seja, o grupo dos 22 países mais ricos do mundo, em que se inclui Portugal – consome 80% dos recursos naturais disponíveis.

As inscrições para esta iniciativa começaram há cerca de três semanas e, segundo a organização, a perspectiva de adesão ultrapassa os valores atingidos em 2006.

No ano passado, 20 mil portugueses inscreveram-se na acção «Levanta-te contra a pobreza», contribuindo assim para o número mundial de 23,5 milhões de pessoas que aderiram a iniciativa.

Estes milhões de vozes recordaram aos líderes mundiais que a cada dia que passa 50 mil pessoas morrem de pobreza extrema, que o fosso entre ricos e pobres é cada vez maior e que os Objectivos de Desenvolvimento do Milénio, assumidos pelos governos nas Nações Unidas de reduzir para metade a pobreza extrema até 2015, estão em risco.

Este ano, 45 mil portugueses já anunciaram a sua participação realizando mais de duas mil acções que em vários pontos do país. Mais de 60 escolas, desde o pré-escolar até ao ensino universitário, aderiram ao «Levanta-te contra a Pobreza», sendo as crianças e jovens convidados a vestir de branco.

A campanha Pobreza Zero foi lançada pela OIKOS em 2005, o ano da Cimeira da ONU do Milénio + 5, da reunião do G8 na Escócia onde foram perdoadas dívidas de vários países pobres e da Cimeira da OMC, onde se discutiram também importantes questões do comércio internacional.

Actualmente a campanha é desenvolvida com mais organizações: a Amnistia Internacional, os Médicos do Mundo e a Quercus.

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

Share post:

Popular

Nóticias Relacionads
RELACIONADAS

Compal lança nova gama Vital Bom Dia!

Disponível em três sabores: Frutos Vermelhos Aveia e Canela, Frutos Tropicais Chia e Alfarroba e Frutos Amarelos Chia e Curcuma estão disponíveis nos formatos Tetra Pak 1L, Tetra Pak 0,33L e ainda no formato garrafa de vidro 0,20L.

Super Bock lança edição limitada que celebra as relações de amizade mais autênticas

São dez rótulos numa edição limitada da Super Bock no âmbito da campanha “Para amigos amigos, uma cerveja cerveja”

Exportações de vinhos para Angola crescem 20% desde o início do ano

As exportações de vinho para Angola cresceram 20% entre janeiro e abril deste ano, revelou o presidente da ViniPortugal, mostrando-se otimista quanto à recuperação neste mercado, face à melhoria da economia.

Área de arroz recua 5% e produção de batata, cereais, cereja e pêssego cai 10% a 15%

A área de arroz deverá diminuir 5% este ano face ao anterior, enquanto a área de batata e a produtividade dos cereais de outono-inverno, da cereja e do pêssego deverão recuar 10% a 15%, informou o INE.