Portugueses e galegos voluntários

Data:

Cerca de vinte jovens portugueses e galegos com idades en-tre os 18 e os 30 anos abdica-ram de parte das suas férias pa-ra, munidos de tesouras e baldes, ajudarem de forma voluntária a cortar e a carregar as uvas que vão fazer os famosos vinhos do Porto e do Douro. Este programa foi designado “Douro Vinhateiro” e teve organização do Instituto Português da Juventude.

Miguel Pinto, responsável pelo campo de trabalho, disse que os jovens trabalharam em várias quintas da região duriense e que passaram também pela região do vinho verde, em Amarante, para poderem perceber as diferenças entre as duas produções vinícolas.

João Coelho, voluntário de 20 anos e residente no Porto, esteve no Douro pela primeira vez e dis-se que “quando bebia vinho não fazia a mínima ideia de todo o trabalho que dá”, considerando que o mais duro na vindima é “o equilíbrio”, devido aos terrenos “muito íngremes e desnivelados”.

O galego Gonzalo Mitchell, de 27 anos, veio conhecer o local onde é produzido o vinho do Por-to, que diz apreciar. Séculos depois de outros galegos terem aju-dado a construir os socalcos e a plantar as vinhas da Região Demarcada do Douro, Gonzalo real-çou o “trabalho árduo” a que os vindimadores estão sujeitos: “o mais complicado é mesmo subir e descer os terrenos”

Também da Galiza, Pilar Ma-seda, com 30 anos, diz que, a partir de agora, sempre que beber um cálice de vinho do Porto se vai lembrar de todo o trabalho que é necessário fazer até o vi-nho ser engarrafado.

Alfredo Morgado Marques, de Vilar de Maçada, no concelho de Alijó, foi um dos vinicultores que contaram com a preciosa ajuda dos voluntários. Na sua opinião, os jovens “trabalharam bem” e ajudaram a colmatar a falta de mão-de-obra que se faz sentir na região.

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

Share post:

Popular

Nóticias Relacionads
RELACIONADAS

Compal lança nova gama Vital Bom Dia!

Disponível em três sabores: Frutos Vermelhos Aveia e Canela, Frutos Tropicais Chia e Alfarroba e Frutos Amarelos Chia e Curcuma estão disponíveis nos formatos Tetra Pak 1L, Tetra Pak 0,33L e ainda no formato garrafa de vidro 0,20L.

Super Bock lança edição limitada que celebra as relações de amizade mais autênticas

São dez rótulos numa edição limitada da Super Bock no âmbito da campanha “Para amigos amigos, uma cerveja cerveja”

Exportações de vinhos para Angola crescem 20% desde o início do ano

As exportações de vinho para Angola cresceram 20% entre janeiro e abril deste ano, revelou o presidente da ViniPortugal, mostrando-se otimista quanto à recuperação neste mercado, face à melhoria da economia.

Área de arroz recua 5% e produção de batata, cereais, cereja e pêssego cai 10% a 15%

A área de arroz deverá diminuir 5% este ano face ao anterior, enquanto a área de batata e a produtividade dos cereais de outono-inverno, da cereja e do pêssego deverão recuar 10% a 15%, informou o INE.