Paris: Saída da única funcionária da secção portuguesa do Liceu Internacional de Saint Germain gera

Data:

A associação de pais dos alunos da secção portuguesa do Liceu Internacional de Saint Germain em Laye, Paris, manifestou-se hoje preocupada com o futuro do ensino do português naquela escola devido à provável retirada da única funcionária administrativa. O Liceu Internacional de Saint Germaian em Laye tem 11 secções internacionais e cada uma dispõe de funcionários administrativos que, entre outras funções, são responsáveis pelo atendimento e pela admissão de novos alunos. A secção portuguesa naquela escola pública francesa tem uma funcionária administrativa paga pelo governo de Portugal, mas em Agosto recebeu ordens do Ministério da Educação para abandonar as suas funções e regressar a Lisboa, disse à Agência Lusa o presidente da associação de pais, Hernâni Antunes.
De acordo com o responsável, o regresso da funcionária foi adiado até ao final de Outubro para se conseguir resolver a situação e encontrar uma resposta.
"Na ausência de qualquer resposta e mantendo-se a ordem de regresso da funcionário", a associação de pais apelou hoje novamente ao governo para que reveja a sua decisão e destacou a importância da secção portuguesa naquela escola pública francesa.
Hernâni Antunes adiantou que a funcionária, a trabalhar no liceu desde 1995, deve manter-se nas suas funções, uma vez que todas as secções internacionais têm este tipo de trabalhadores "para tratar de toda a carga administrativa".
"Sem esta funcionária, a secção de português vai perder qualidade no atendimento e o número de alunos vai diminuir", disse, salientando que para sobreviver é fundamental a existência de um trabalhador administrativo.
A secção de português no Liceu Internacional de Saint Germain funciona há 34 anos e conta, este ano lectivo, com 410 alunos desde o pré-escolar ao 12º ano.
Entre as 11 secções internacionais, a portuguesa é a quinta em número de alunos.
Os 11 professores de português e história são pagos e colocados pelo Ministério da Educação de Portugal.
A associação de pais está igualmente a promover um abaixo-assinado, que será entregue no final desta semana ao embaixador de Portugal em Paris, para exigir a permanência da funcionária.
A Agência Lusa contactou o Ministério da Educação para obter esclarecimentos sobre o futuro da funcionária e da secção portuguesa naquela escola dos arredores de Paris, mas até ao momento não obteve qualquer resposta.

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

Share post:

Popular

Nóticias Relacionads
RELACIONADAS

Compal lança nova gama Vital Bom Dia!

Disponível em três sabores: Frutos Vermelhos Aveia e Canela, Frutos Tropicais Chia e Alfarroba e Frutos Amarelos Chia e Curcuma estão disponíveis nos formatos Tetra Pak 1L, Tetra Pak 0,33L e ainda no formato garrafa de vidro 0,20L.

Super Bock lança edição limitada que celebra as relações de amizade mais autênticas

São dez rótulos numa edição limitada da Super Bock no âmbito da campanha “Para amigos amigos, uma cerveja cerveja”

Exportações de vinhos para Angola crescem 20% desde o início do ano

As exportações de vinho para Angola cresceram 20% entre janeiro e abril deste ano, revelou o presidente da ViniPortugal, mostrando-se otimista quanto à recuperação neste mercado, face à melhoria da economia.

Área de arroz recua 5% e produção de batata, cereais, cereja e pêssego cai 10% a 15%

A área de arroz deverá diminuir 5% este ano face ao anterior, enquanto a área de batata e a produtividade dos cereais de outono-inverno, da cereja e do pêssego deverão recuar 10% a 15%, informou o INE.