A nova comissão política nacional de Luís Filipe Menezes foi hoje eleita com 474 votos, menos 60 dos que Ângelo Correia obteve para o cargo de presidente da mesa do congresso. No total da votação para este órgão registaram-se 293 votos brancos ou nulos.
A lista de Luís Filipe Menezes, eleito líder do partido há duas semanas nas primeiras "directas" do PSD, derrotando o anterior presidente social-democrata, Luís Marques Mendes, foi a única submetida a votos para a comissão política nacional.
De acordo com os estatutos do partido, aprovados em Março de 2006, apenas o vencedor das "directas" pode apresentar uma candidatura a este órgão nacional do partido.
O ex-ministro Ângelo Correia, que encabeçava a única lista apresentada para a mesa do congresso, foi eleito com 534 votos. Nas eleições para o Conselho de Jurisdição, a lista apresentada pelo líder social-democrata, e que era encabeçada por Alberto Amorim Pereira, elegeu cinco elementos, apenas mais um do que a candidatura lidera por Filipa Guadalupe.
O "tribunal" do partido passa a ser composto por Amorim Pereira, José Guilherme Aguiar, Mota Veiga, Domingos Batista Dias e Jorge Varanda, todos afectos à direcção, e ainda por Filipa Guadalupe, Luís Ribeiro, José Moreira da Silva e Ana Isabel Ribeiro.
PSD/Congresso: Comissão política de Menezes eleita com 474 votos
Data: