Escritora britânica Doris Lessing distinguida com Nobel da Literatura

Data:

A escritora britânica Doris Lessing, de 87 anos, distinguida hoje com o Nobel da Literatura, tem mais de uma dezena de obras publicadas em Portugal, algumas delas já esgotadas e dispersas por várias editoras.

As obras mais recentes publicadas em língua portuguesa datam dos anos noventa, entre os quais «Amar de novo» (1997) e os dois volumes de «Os diários de Jane Somers» (1990), com a chancela das Edições Europa-América.

Por esta mesma editora, Doris Lessing tem ainda publicados «A Boa Terrorista» (1989), «O quinto filho» 1989), «A erva canta» (1990), assim como várias obras de ficção científica como «Experiências Sirianas» (1985), «Shikasta» (1985) ou «A formação do representante do planeta 8» (1985).

Pela Livros do Brasil, sairam «A Revoltada», «O Verão antes das Trevas» (1988), «Um casamento apropriado» (1983) e «Um murmúrio da tempestade» (1985).

A obra «Gatos e mais Gatos» (1995) saiu pela Cotovia.

Doris Lessing, a 11ª mulher a ser distinguida com o Nobel da Literatura, foi escolhida pela Academia Sueca por ser uma «contadora épica da experiência feminina, que com cepticismo, ardor e uma força visionária perscruta uma civilização dividida».

«Foi uma das decisões mais meditadas que tomámos até agora», segundo o director da Academia Sueca, Horace Engdalh.

Doris Lessing, que completa 88 anos no próximo dia 22, receberá o prémio a 10 de Dezembro em Estocolmo.

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

Share post:

Popular

Nóticias Relacionads
RELACIONADAS

Compal lança nova gama Vital Bom Dia!

Disponível em três sabores: Frutos Vermelhos Aveia e Canela, Frutos Tropicais Chia e Alfarroba e Frutos Amarelos Chia e Curcuma estão disponíveis nos formatos Tetra Pak 1L, Tetra Pak 0,33L e ainda no formato garrafa de vidro 0,20L.

Super Bock lança edição limitada que celebra as relações de amizade mais autênticas

São dez rótulos numa edição limitada da Super Bock no âmbito da campanha “Para amigos amigos, uma cerveja cerveja”

Exportações de vinhos para Angola crescem 20% desde o início do ano

As exportações de vinho para Angola cresceram 20% entre janeiro e abril deste ano, revelou o presidente da ViniPortugal, mostrando-se otimista quanto à recuperação neste mercado, face à melhoria da economia.

Área de arroz recua 5% e produção de batata, cereais, cereja e pêssego cai 10% a 15%

A área de arroz deverá diminuir 5% este ano face ao anterior, enquanto a área de batata e a produtividade dos cereais de outono-inverno, da cereja e do pêssego deverão recuar 10% a 15%, informou o INE.