Condecorações devidas

Data:

Lembro-me das enfermeiras paraquedista as primeiras mulheres a entrar nas Forças Armadas. Muitas iniciaram em  1969 na Guiné a sua carreira profissional, e agora estão  aposentadas tendo chegado, muitas ao posto de capitão.
Viveram a  guerra colonial durante dez anos em Angola, Guiné e Moçambique socorrendo centenas de milhares de soldados e contabilizando milhares de horas de voo. Lembro-me que em 1961, o genreal Kaúlza de Arriaga, então subssecretário de Estado na Aeronáutica, propôs a criação desse corpo de enfermeiras parquedistas ao presidente do conselho Salazar. Passaram ao quadro militar e foram muitos uteis nas missões de salvamento e tratamento aos feridos na Guerra Colonial. Hoje vivem as suas reformas no anonimato e jamais sabemos onde estão, ou de alguma vez alguma ter sido condecorada. A exemplo dos ex-militares emigrantes e ex-combatentes que também foram e são esquecidos, os novos políticos, muitos formados após o 25 de Abril, tentam passar uma esponja sobre o passado e reconhecer que este país viveu uma Guerra Colonial que deixou um rasto de milhares de mortos, feridos e traumatizados para sempre. Reconhecer o valor destas mulheres e o tempo da contagem do serviço militar para todos os que não descontaram em Portugal para a Segurança Social é um imperativo de ordem nacional e os governos deviam ter em conta, tudo aquilo que passámos. Este é mais um exemplo de um país que não respeita o direito dos seus filhos que foram obrigados um dia a deixar tudo, para defender a Pátria!

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

Share post:

Popular

Nóticias Relacionads
RELACIONADAS

Compal lança nova gama Vital Bom Dia!

Disponível em três sabores: Frutos Vermelhos Aveia e Canela, Frutos Tropicais Chia e Alfarroba e Frutos Amarelos Chia e Curcuma estão disponíveis nos formatos Tetra Pak 1L, Tetra Pak 0,33L e ainda no formato garrafa de vidro 0,20L.

Super Bock lança edição limitada que celebra as relações de amizade mais autênticas

São dez rótulos numa edição limitada da Super Bock no âmbito da campanha “Para amigos amigos, uma cerveja cerveja”

Exportações de vinhos para Angola crescem 20% desde o início do ano

As exportações de vinho para Angola cresceram 20% entre janeiro e abril deste ano, revelou o presidente da ViniPortugal, mostrando-se otimista quanto à recuperação neste mercado, face à melhoria da economia.

Área de arroz recua 5% e produção de batata, cereais, cereja e pêssego cai 10% a 15%

A área de arroz deverá diminuir 5% este ano face ao anterior, enquanto a área de batata e a produtividade dos cereais de outono-inverno, da cereja e do pêssego deverão recuar 10% a 15%, informou o INE.