Tonel chamado por Scolari para o jogo com o Azerbeijão

Data:

O seleccionador português de futebol, Luiz Felipe Scolari, considerou hoje que Portugal enfrenta a 13 de Outubro (sábado), no Azerbaijão, o "jogo mais decisivo" na campanha de qualificação para o Europeu de 2008.
"O quarto jogo, o terceiro e o segundo não existem, porque primeiro temos um jogo, o do Azerbaijão. E esse é o mais importante, é quase uma final", disse o treinador brasileiro, momentos antes de divulgar a lista de convocados para os próximos jogos de qualificação. O técnico disse esperar "alma e coração" na deslocação da equipa portuguesa a Baku, para um teste que considerou crucial, numa fase de apuramento em que Scolari não poderá orientar a equipa em três dos quatro jogos que ainda faltam.
Portugal enfrenta uma ronda dupla na caminhada para o Euro2008, com visitas ao Azerbaijão (13 Outubro) e Cazaquistão (17 Outubro), seguindo-se a recepção à Arménia (17 de Novembro, em Leiria) e, por último, à Finlândia (21 Novembro, no Dragão).
O treinador brasileiro não poderá comandar a equipa nos três primeiros encontros, depois de ter sido castigado pela UEFA com dois meses de suspensão, mais um de pena suspensa, na sequência dos incidentes ocorridos no Portugal-Sérvia (1-1). Na ocasião, a 12 de Setembro, no Estádio de Alvalade, em Lisboa, o seleccionador português tentou agredir Dragutinovic, em resposta àquilo que considerou uma provocação e depois de ter referido também que o defesa sérvio tentou agredir Quaresma.
Luiz Felipe Scolari minimizou hoje a possibilidade de apenas voltar à equipa a 21 de Novembro, alertando que o jogo mais importante está agendado já para 13 de Outubro, no Republic Stadium, em Baku.
O técnico espera que o momento menos bom vivido no último mês "reforce o elo entre os atletas e a selecção", admitindo até que o incidente pode reforçar o espírito de união e amizade que existe dentro do grupo.
Quanto ao facto de ser o seu adjunto Flávio Murtosa a assumir o comando da equipa nos jogos com Azerbaijão, Cazaquistão e Arménia, Scolari sublinhou a proximidade existente entre o seu "braço direito" e os jogadores. "Acredito que vão estar bem sintonizados com essa situação. Sabem o que aconteceu e o Murtosa tem condições para estar à frente da equipa e comandar", considerou.
O seleccionador lembrou que Flávio Murtosa o acompanha desde 1983 e que desde então têm tido uma grande sintonia no trabalho, pelo que não prevê quaisquer dificuldades para o seu adjunto, a quem competirá dirigir a equipa. "Podem ter a certeza que o histórico do Murtosa é excelente e os conhecimentos são muito bons. A selecção estará muito bem representada, até porque os atletas têm um profundo respeito por ele", salientou Scolari.
Nas escolhas para os jogos em Baku e Almaty, Scolari fez algumas mexidas em relação às suas últimas opções, fazendo regressar à selecção os defesas Ricardo Carvalho e Tonel e os médios Miguel Veloso e Duda. A exclusão de Tiago é a grande novidade nos eleitos da selecção portuguesa. O médio luso, que tem tido dificuldades em impor-se na Juventus, foi utilizado nos primeiros oito jogos de qualificação, sendo titular em cinco deles (marcou mesmo na Sérvia, no empate 1-1), e suplente nos dois últimos, face ao regresso de Maniche.Em relação a Tonel, o treinador lembrou que o defesa central do Sporting já tinha estado na selecção principal (a 15 de Novembro de 2006), num jogo em que se portou muito bem (vitória por 3-0 frente ao Cazaquistão, em Coimbra). "Já esteve connosco e portou-se muito bem. É um jogador importante no contexto geral, mas nunca tenho um grupo fechado", concluiu o seleccionador.
A selecção concentra-se terça-feira, até às 12:00, num hotel nos arredores de Lisboa, e viaja quarta-feira de manhã (08:20) para a capital azeri, onde sábado defronta o Azerbaijão a partir das 21:00 locais (17:00 em Lisboa).
Na segunda-feira (15 Outubro), dois dias depois do jogo em Baku, a equipa viaja para Almaty, onde sábado (17 de Outubro) defrontará o Cazaquistão, às 20:00 locais (15:00 em Lisboa).

Lista de convocados:

Guarda-redes: Ricardo (Bétis, Esp) e Quim (Benfica).

Defesas: Miguel (Valência, Esp), Bosingwa e Bruno Alves (FC Porto), Paulo Ferreira e Ricardo Carvalho (Chelsea, Ing), Fernando Meira (Estugarda, Ale) e Tonel (Sporting).

Médios: Raul Meireles (FC Porto), Miguel Veloso e João Moutinho (Sporting), Maniche (Atlético de Madrid, Esp), Duda (Sevilha, Esp) e Deco (FC Barcelona, Esp).

Avançados: Cristiano Ronaldo e Nani (Manchester United, Ing), Simão (Atlético de Madrid, Esp), Ricardo Quaresma (FC Porto), Nuno Gomes (Benfica) e Hugo Almeida (Werder Bremen, Ale).

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

Share post:

Popular

Nóticias Relacionads
RELACIONADAS

Compal lança nova gama Vital Bom Dia!

Disponível em três sabores: Frutos Vermelhos Aveia e Canela, Frutos Tropicais Chia e Alfarroba e Frutos Amarelos Chia e Curcuma estão disponíveis nos formatos Tetra Pak 1L, Tetra Pak 0,33L e ainda no formato garrafa de vidro 0,20L.

Super Bock lança edição limitada que celebra as relações de amizade mais autênticas

São dez rótulos numa edição limitada da Super Bock no âmbito da campanha “Para amigos amigos, uma cerveja cerveja”

Exportações de vinhos para Angola crescem 20% desde o início do ano

As exportações de vinho para Angola cresceram 20% entre janeiro e abril deste ano, revelou o presidente da ViniPortugal, mostrando-se otimista quanto à recuperação neste mercado, face à melhoria da economia.

Área de arroz recua 5% e produção de batata, cereais, cereja e pêssego cai 10% a 15%

A área de arroz deverá diminuir 5% este ano face ao anterior, enquanto a área de batata e a produtividade dos cereais de outono-inverno, da cereja e do pêssego deverão recuar 10% a 15%, informou o INE.