Estremoz: Antiga cadeia convertida em restaurante

Data:

A antiga Cadeia da Comarca de Estremoz, um imóvel do século XVI que se encontrava degradado, foi recuperada e transformada num restaurante e bar, num projecto “exemplar” de recuperação e valorização de um edifício histórico.

O empresário que investiu no projecto da cadeia quinhentista, João Simões, contou que muitos clientes são “atraídos pela curiosidade de ver a transformação de uma antiga cadeia em restaurante e bar de qualidade”. “A obra de restauro respeitou ao máximo a traça original do edifício, tanto no interior, como no exterior”, explicou João Simões, que tem observado “reacções positivas” por parte dos clientes.

Os clientes e visitantes podem ficar a conhecer a história da cadeia e a integração arquitectónica do edifício no burgo medieval da cidade. Nas visitas é também explicado o projecto que transformou a antiga cadeia no actual restaurante “A Cadeia Quinhentista” e que é considerado um “exemplo de recuperação, reabilitação e valorização de um edifício de interesse histórico”. A aposta do restaurante situado numa antiga cadeia é, segundo o seu proprietário, “prender os clientes à rica gastronomia da região, aos seus vinhos de qualidade e à sua excelente doçaria”.
O edifício da antiga Cadeia de Comarca foi construído no centro cívico de Estremoz quinhentista, junto aos Paços do Concelho medievais, Igreja Matriz, Paços Reais e casa do Alcaide, numa das zonas de implantação do cemitério medieval de Santa Maria. Cabeceiras de sepultura (estelas) medievais, que estavam a servir de material de enchimento das paredes de alvenaria, foram encontradas no decurso das obras de adaptação da cadeia a restaurante. A Câmara Municipal de Estremoz é a proprietária do edíficio, que arrendou por um período de 25 anos.

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

Share post:

Popular

Nóticias Relacionads
RELACIONADAS

Compal lança nova gama Vital Bom Dia!

Disponível em três sabores: Frutos Vermelhos Aveia e Canela, Frutos Tropicais Chia e Alfarroba e Frutos Amarelos Chia e Curcuma estão disponíveis nos formatos Tetra Pak 1L, Tetra Pak 0,33L e ainda no formato garrafa de vidro 0,20L.

Super Bock lança edição limitada que celebra as relações de amizade mais autênticas

São dez rótulos numa edição limitada da Super Bock no âmbito da campanha “Para amigos amigos, uma cerveja cerveja”

Exportações de vinhos para Angola crescem 20% desde o início do ano

As exportações de vinho para Angola cresceram 20% entre janeiro e abril deste ano, revelou o presidente da ViniPortugal, mostrando-se otimista quanto à recuperação neste mercado, face à melhoria da economia.

Área de arroz recua 5% e produção de batata, cereais, cereja e pêssego cai 10% a 15%

A área de arroz deverá diminuir 5% este ano face ao anterior, enquanto a área de batata e a produtividade dos cereais de outono-inverno, da cereja e do pêssego deverão recuar 10% a 15%, informou o INE.