Numa jornada de «derbies», o FC Porto manteve a liderança do campeonato. Além de terem sidos beneficiados com o resultado do jogo de Lisboa, os «dragões», ainda derrotaram o Boavista por 2-0, com mais dois golos de Lisandro Lopez, que é o melhor marcador isolado da competição, com seis tentos. Os "dragões" continuam o seu percurso cem por cento vitorioso, naquele que é o melhor arranque desde 1990/91, altura em que perderam os primeiros pontos à sétima jornada, com o Nacional (1-2).
Na Luz, num jogo que ficou marcado por críticas à arbitragem, Benfica e Sporting não passaram de um empate sem golos, num encontro emotivo com vários lances polémicos: o árbitro Pedro Henriques nada assinalou em quedas na área de Romagnoli, do Sporting, aos 10 minutos, e de Freddy Adu, do Benfica, perto do final. A meio da segunda parte, o árbitro assistente assinalou uma suposta mão de Katsouranis dentro da área «encarnada», mas o juiz da partida acabou por decidir mandar seguir o jogo, num lance que provocou duras críticas do treinador leonino, Paulo Bento.
Guimarães ultrapassa «grandes de Lisboa
Mas a surpresa da jornada foi a subida do Vitória de Guimarães ao terceiro lugar da tabela, depois de vencer o Sporting de Braga por uma bola a zero e de beneficiar, também do empate entre Sporting e Benfica. Os vimaranenses, que continuam invencíveis, saíram vitoriosos de um emocionante «derby» minhoto que também ficou marcado por alguma polémica: o golo de Geromel, aos 52 minutos, deixou dúvidas se a bola terá ultrapassado na totalidade a linha de golo. Aos 76 minutos, o Guimarães ainda viu o jogador Fajardo ser expulso por agressão a um adversário.
Já o Marítimo perdeu pontos pela segunda vez esta temporada, ao empatar na visita ao Estrela da Amadora (1-1), mas manteve o surpreendente segundo lugar, agora a cinco pontos dos «dragões». Com os mesmos pontos do que o Benfica, o Vitória de Setúbal continua em linha ascendente e derrotou por 2-0 a União de Leiria, que continua sem vencer na Liga.
Põe sua vez, o Belenenses somou a segunda vitória na prova, na recepção ao Paços de Ferreira (1-0), que continua sem triunfos. A jogar em casa, o Nacional da Madeira conquistou os primeiros três pontos na competição, frente à Naval 1º de Maio (2-0), uma das cinco equipas ainda sem triunfos.
O Leixões que ainda não venceu um jogo, mas é o «rei» dos empates – cinco, em cinco jogos -, visita hoje às 19h45 o terreno da Académica, que está invicta na «era» Domingos Paciência (uma vitória e um empate).