O Turismo de Portugal assegurou hoje um apoio de 500 mil euros para a deslocação da exposição Hermitage a Lisboa, através de um protocolo assinado com o Instituto dos Museus e Conservação (IMC), numa cerimónia presidida pela ministra da Cultura, Isabel Pires de Lima e pelo secretário de Estado do Turismo, Bernardo Trindade. Este acordo, que irá permitir acolher exposições do Museu russo Hermitage em Portugal, vai diferenciar e valorizar a oferta cultural nacional e aumentar a atractividade do país enquanto destino turístico.
O Hermitage é um dos mais importantes museus do mundo, reunindo cerca de três milhões de peças, da pré-história ao século XX. A primeira apresentação do Museu russo em Portugal, a inaugurar em Outubro, no Palácio da Ajuda, vai ser a primeira de três exposições temporárias agendadas para o país – 2007, 2008 e 2009 -, e que antecedem a abertura, em 2010, de um pólo permanente do Hermitage em Lisboa.
Intitulada «De Pedro, o Grande, a Nicolau II – Arte e Cultura do Império Russo nas Colecções do Hermitage», esta mostra, que representa uma estreia singular na oferta museológica portuguesa, é constituída por mais de 600 peças de particular interesse artístico nas áreas da ourivesaria, pintura, mobiliário e vestuário, proporcionando uma reconstituição histórica de significativo interesse pedagógico e valor estético.