Chelsea e José Mourinho chegaram a acordo para rescisão amigável, anunciou o site oficial do clube.
"Chelsea Football Club e José Mourinho aceitaram separar-se por mútuo consentimento", é o lacónico comunicado que surge na site oficial do clube. Segundo o Daily Telegraph, o técnico enviou mensagens aos futebolistas John Terry, Frank Lampard e Didier Drogba desejando-lhes felicidades para o resto das respectivas carreiras e anunciando que se preparava para abandonar o clube da capital. A BBC também indicou que Mourinho escreveu a Terry.
José Mourinho, de 44 anos, orienta o Chelsea desde 2004/05 e logo na estreia levou o clube londrino à conquista do título inglês – que lhe escapava há 50 anos -, revalidando o troféu na temporada seguinte, mas na última época perdeu o ceptro para o rival Manchester United.
O treinador português entrou em rota de colisão com o russo Roman Abramovich, e os conflitos com o dono do Chelsea foram-se sucedendo ao longo da última época, na qual Mourinho voltou a falhar a conquista mais ambicionada, depois do histórico título no campeonato: o triunfo na Liga dos Campeões.
De acordo com a comunicação social inglesa, Mourinho abandona o Chelsea numa altura em que a equipa ocupa o quinto lugar na Primeira Liga, com apenas três vitórias em seis jogos, um dia após o surpreendente empate (1-1) na estreia na Liga dos Campeões, na recepção aos noruegueses do Rosenborg.
O técnico arrebatou o troféu em 2003/04, no comando do FC Porto, clube pelo qual também se sagrou vencedor da Taça UEFA (2002/03) e campeão português (2002/03 e 2003/04), antes de ter abandonado o clube, igualmente de forma tempestuosa, em choque com o presidente Pinto da Costa.
Na liderança técnica do Chelsea, além dos dois títulos de campeão inglês, Mourinho venceu ainda uma Taça de Inglaterra (2006/07), duas Taças da Liga (2004/05 e 2006/07) e uma Supertaça do país (2005).
O próximo jogo do Chelsea na Premier League será no domingo, contra o Manchester United e prevê-se que a equipa seja orientada pelo adjunto Steve Clark e pelo director do departamento de futebol, Avram Grant.
Mourinho deixa o Chelsea
Data: