TAP pode rescindir acordo com Airbus e optar por Boeing

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O aparelho que a TAP tinha escolhido para renovar a sua frota de longo curso, o AIRBUS 350, vai afinal deixar de ser fabricado para ser substituido pelo modelo XWB, mas que só voará em 2013. Ora a transportadora aérea nacional que pretendia iniciar a sua renovação de frota em 2008, não vai poder esperar cinco anos e a solução será virar-se para a BOEING que terá pronto o "Dreamliner 787". Mas não será fácil já que toda a sua frota assenta precisamente nos aparelhos da AIRBUS.

A TAP e a AIRBUS assinaram no inicio deste ano um acordo de renovação da frota de longo curso, que previa para 2008 a chegada dos novos aprelhos A-350 fabricados pela construtora europeia. Só que agora o fornecedor "trocou as voltas" à TAP e resolveu deixar de construir este avião, substituindo.o pelo renovado e melhorado A 350 XWB, mas que só estará pronto em 2013. Demasiado tarde para a TAP. que entretanto já começou a "piscar o olho" à BOEING que tem pronto o "Dreamliner 787" o último grito em inovação tecnológica, mas que tem o grande inconveniente de ser Boeing quando toda a frota TAP assenta precisamente na Airbus. Esta "unidade" de marca é extraordinariamente importante para uma companhia como a TAP, pelas economias de escala que promove principalmente no que respeita a gestão de stocks, formação de recursos humanos, etc. Não será por isso uma decisão pacífica ou para ser tomada de ânimo leve por Fernando Pinto e sua equipa.Avião mais caro

Para já a renegociação que está a ter lugar tem obviamente de ver com o aumento de preço dos novos aparelhos, já que sendo mais modernos e equipados terão também um aumento de preço. A TAP está assim naturalmente à procura de compensações financeiras por causa da alteração das condições do contrato. Recorde-se que o antigo A 350 tinha um custo unitário de 115 milhões de Euros para um avião de 253 lugares, contra os 166 milhões de euros do novo XWB que a Airbus propõe. Por isso a construtora está a renegociar também com todas as outras companhias (não só a TAP) e está confiante de chegar a acordo com a TAP uma companhia fiel à marca há mais de vinte anos, que enfrentaria prejuizos significativos se agora mudasse de construtora.AIRBUS GARANTE prazos

Como principal argumento para "segurar o cliente" a AIRBUS garante que o calendário de entregas poderá manter-se inalterado tal como estava previsto, ou seja a entrega de dez aparelhos A 350 entre Junho de 2013 e Dezembro de 2015 para substituir os A 330 e os A 340 que entretanto atingiram já nesta data o tempo limite de utilização. Só para se ter uma idéia da importância destas negociações, veja-se qiue com a aquisição destes novos equipamentos a TAP estimna uma poupança só na factura do combustível na ordem dos 25 por cento. É fácil de ver portanto que tanto a TAP como a AIRBUS teriam prejuizos efectivos se a renegociação não chegasse a bom termo, pelo que cremos que com a natural compensação financeira e a prioorização das entregas a TAP permanecerá no "clube Arirbus" por mais alguns anos…Guerra sem fim

A guerra entre a fabricante europeia Airbus e a americana Boeing parece não ter fim. Este ano a Boeing recebeu, desde Janeiro de 2007, encomendas de 100 unidades do 777, e já está a produzir o 787-8 Dreamliner, com capacidade para 210 a 250 passageiros, o 787-9 Dreamliner, para um máximo de 290 passageiros e, ainda o 787-3 Dreamliner, com 330 lugares. A Airbus recebeu uma encomenda da Qatar Airways de 60 aviões A350, um negócio de 10,6 mil milhões de dólares, que também deverá ser revisto pela substituição dos novos A350 XWB. Em simultâneo, anunciou com grande pompa e circunstância o lançamento do A380, um avião com uma capacidade entre os 555 e os 845 passageiros e um custo unitário de 290 milhões de dólares. Considerado o maior avião do mundo, demorou dez anos a desenvolver e custou 12 mil milhões de euros à Airbus. A bola está agora do lado da AIRBUS e vamos aguardar para ver o que fará a empresa para não perder um cliente como a TAP.

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