Museu expõe a reforma do Marquês

Data:

«A Reforma do Ensino» é o título da exposição temporária que o Museu Marquês de Pombal promove até 31 de Outubro. Composta por objectos e obras literárias que integram as colecções em reserva pertencentes ao acervo do Museu, retrata a reforma que o ministro de D. João V implementou no ensino. Considerando que a instrução era tão necessária à vida de uma nação em geral, como à de qualquer indivíduo em particular, o Marquês de Pombal defendia que a instrução seria a condição fundamental para a prosperidade das nações. Por isso criou uma Aula do Comércio, evitando que viessem de Inglaterra os caixeiros e agentes das casas comerciais. Estabeleceu escolas de latim, de grego e de hebraico, em diferentes cidades do reino e mediante a criação da directoria geral dos estudos, estabeleceu que todas deveriam ficar sob a inspecção de um director geral. Em 1761 fundou o Colégio dos Nobres, onde os mancebos da classe fidalga passaram a ser educados por mestres escolhidos. As disposições dos estatutos dados pelo Marquês de Pombal à Universidade de Coimbra foram de tal forma notáveis que serviram de modelo aos estatutos de diversas universidades estrangeiras.

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

Share post:

Popular

Nóticias Relacionads
RELACIONADAS

Compal lança nova gama Vital Bom Dia!

Disponível em três sabores: Frutos Vermelhos Aveia e Canela, Frutos Tropicais Chia e Alfarroba e Frutos Amarelos Chia e Curcuma estão disponíveis nos formatos Tetra Pak 1L, Tetra Pak 0,33L e ainda no formato garrafa de vidro 0,20L.

Super Bock lança edição limitada que celebra as relações de amizade mais autênticas

São dez rótulos numa edição limitada da Super Bock no âmbito da campanha “Para amigos amigos, uma cerveja cerveja”

Exportações de vinhos para Angola crescem 20% desde o início do ano

As exportações de vinho para Angola cresceram 20% entre janeiro e abril deste ano, revelou o presidente da ViniPortugal, mostrando-se otimista quanto à recuperação neste mercado, face à melhoria da economia.

Área de arroz recua 5% e produção de batata, cereais, cereja e pêssego cai 10% a 15%

A área de arroz deverá diminuir 5% este ano face ao anterior, enquanto a área de batata e a produtividade dos cereais de outono-inverno, da cereja e do pêssego deverão recuar 10% a 15%, informou o INE.