A saga dos bacalhoeiros portugueses no Mar do Norte

Data:

Entre 1951 e Janeiro de 1955, Eduardo Lopes, como praticante de piloto, no barco «David Melgueiro» e depois como imediato do «Gazela 1» e no «Bissaya Barreto», acompanhou a pesca bacalhoeira nos bancos da Terra Nova e na Gronelândia. As fotografias que tirou durante esse período podem ser vistas até ao início de Outubro nos Paços da Cultura, em S. João da Madeira. A mostra resulta de uma parceria com a Direcção Geral de Arquivos, Centro Português de Fotografia e Ministério da Cultura. «Viagem aos Mares Boreais», uma das últimas reportagens sobre a pesca portuguesa no mar do norte, mostra ao público que nos anos cinquenta, as frotas do bacalhau eram um misto de arrojo e de desânimo. Maria do Carmo Serén, do Centro Português de Fotografia explica que as imagens compõem um cenário de "esforço, beleza e fragilidade", revelando o trabalho duro num mar encapelado, o gelo – com a proximidade dos icebergs e os nevoeiros.

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

Share post:

Popular

Nóticias Relacionads
RELACIONADAS

Compal lança nova gama Vital Bom Dia!

Disponível em três sabores: Frutos Vermelhos Aveia e Canela, Frutos Tropicais Chia e Alfarroba e Frutos Amarelos Chia e Curcuma estão disponíveis nos formatos Tetra Pak 1L, Tetra Pak 0,33L e ainda no formato garrafa de vidro 0,20L.

Super Bock lança edição limitada que celebra as relações de amizade mais autênticas

São dez rótulos numa edição limitada da Super Bock no âmbito da campanha “Para amigos amigos, uma cerveja cerveja”

Exportações de vinhos para Angola crescem 20% desde o início do ano

As exportações de vinho para Angola cresceram 20% entre janeiro e abril deste ano, revelou o presidente da ViniPortugal, mostrando-se otimista quanto à recuperação neste mercado, face à melhoria da economia.

Área de arroz recua 5% e produção de batata, cereais, cereja e pêssego cai 10% a 15%

A área de arroz deverá diminuir 5% este ano face ao anterior, enquanto a área de batata e a produtividade dos cereais de outono-inverno, da cereja e do pêssego deverão recuar 10% a 15%, informou o INE.