Espanha é o país mais procurado pelos portugueses para emigrar

Data:

A Espanha é o país da OCDE mais procurado pelos emigrantes portugueses que, em apenas um ano, entre 2004 e 2005, aumentaram em 50% as suas entradas naquele país, segundo um estudo anual sobre migrações.

De acordo com o último relatório da Organização para a Cooperação e Desenvolvimento Económicos (OCDE), hoje apresentado em Lisboa, oito mil portugueses foram trabalhar para Espanha em 2004, número que aumentou para 12 mil no ano seguinte.

Espanha é um país que começou a ser descoberto pelos emigrantes portugueses há poucos anos e regista uma procura crescente de ano para ano.

Em 2000 foram para Espanha três mil portugueses, número que aumentou quatro vezes em cinco anos.

O Luxemburgo é outro dos países da OCDE que recebe mais portugueses, que representam quase metade de todos os que ali procuram trabalho.

A educação dos filhos dos imigrantes continua a ser uma preocupação das autoridades luxemburguesas, uma vez que mais de um terço dos alunos são estrangeiros, sendo promovido nas escolas o ensino das três línguas oficiais do país (luxemburguês, alemão e francês) e da língua materna.

Entre os alunos estrangeiros, 50% são portugueses, refere o relatório da OCDE.

A França continua a ser o país que acolhe mais portugueses (553 mil), apesar de os dados da OCDE serem relativos a 1999.

Segue-se a Suíça, onde em 2005 residiam 167 mil portugueses, a Alemanha (115 mil), o Reino Unido (85 mil), Luxemburgo (67 mil), Espanha (59 mil), Bélgica (28 mil) e Holanda (12 mil).

Em 2005, 8.888 portugueses adquiriram a nacionalidade francesa, 1.687 a canadiana, 1.505 a suíça e 478 a espanhola.

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

Share post:

Popular

Nóticias Relacionads
RELACIONADAS

Compal lança nova gama Vital Bom Dia!

Disponível em três sabores: Frutos Vermelhos Aveia e Canela, Frutos Tropicais Chia e Alfarroba e Frutos Amarelos Chia e Curcuma estão disponíveis nos formatos Tetra Pak 1L, Tetra Pak 0,33L e ainda no formato garrafa de vidro 0,20L.

Super Bock lança edição limitada que celebra as relações de amizade mais autênticas

São dez rótulos numa edição limitada da Super Bock no âmbito da campanha “Para amigos amigos, uma cerveja cerveja”

Exportações de vinhos para Angola crescem 20% desde o início do ano

As exportações de vinho para Angola cresceram 20% entre janeiro e abril deste ano, revelou o presidente da ViniPortugal, mostrando-se otimista quanto à recuperação neste mercado, face à melhoria da economia.

Área de arroz recua 5% e produção de batata, cereais, cereja e pêssego cai 10% a 15%

A área de arroz deverá diminuir 5% este ano face ao anterior, enquanto a área de batata e a produtividade dos cereais de outono-inverno, da cereja e do pêssego deverão recuar 10% a 15%, informou o INE.