PCP: Jerónimo de Sousa diz que apelo ao sacrifício “já não pega”

Data:

O secretário-geral do PCP, Jerónimo de Sousa, avisou o primeiro-ministro de que o “discurso dos sacrifícios já não pega” e exigiu medidas para travar o desemprego e o endividamento das famílias. É tempo de o primeiro-ministro perceber que já não pega quando apela aos sacrifícios e à compreensão de todos os portugueses, enquanto permite que um punhado de nababos amassem fortunas colossais”, afirmou Jerónimo de Sousa«

O líder do PCP falava no dia 9 deste mês, no discurso de encerramento da Festa do Avante!, que marcou a “rentrée» política dos comunistas, na Quinta da Atalaia, Seixal. Perante milhares de militantes, Jerónimo de Sousa alertou que “o endividamento e o aumento dos juros se tornaram, este ano, um grave problema social” que exige medidas do Governo. “É preciso pôr um travão nos aumentos [das taxas de juro] e o Governo português não pode continuar a acompanhar as posições dos fundamentalistas do monetarismo”, defendeu.

Na opinião do PCP existe, entre o Presidente da República, Cavaco Silva, e o primeiro-ministro, José Sócrates, um “compromisso estratégico” para “prosseguirem o seu projecto comum contra as conquistas de Abril”.

Jerónimo de Sousa criticou o Governo pela “continuada insuficiência de meios de investigação” na criminalidade económica, considerando que “a chamada operação furacão corre o risco de se transformar numa `brisa suave´ para a banca”.

Apontando o combate ao desemprego e às alterações às leis laborais, nomeadamente para impôr “a flexisegurança à portuguesa para facilitar os despedimentos”, Jerónimo de Sousa anunciou uma campanha nacional que visa “denunciar a ofensiva do Governo contra os trabalhadores”. “Não permitiremos que o Governo atire a pedra e esconda a mão”, afirmou, acusando o executivo de recorrer “de modo crescente à ameaça e à intimidação” que são “conducentes a derivas anti-democráticas”.

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

Share post:

Popular

Nóticias Relacionads
RELACIONADAS

Compal lança nova gama Vital Bom Dia!

Disponível em três sabores: Frutos Vermelhos Aveia e Canela, Frutos Tropicais Chia e Alfarroba e Frutos Amarelos Chia e Curcuma estão disponíveis nos formatos Tetra Pak 1L, Tetra Pak 0,33L e ainda no formato garrafa de vidro 0,20L.

Super Bock lança edição limitada que celebra as relações de amizade mais autênticas

São dez rótulos numa edição limitada da Super Bock no âmbito da campanha “Para amigos amigos, uma cerveja cerveja”

Exportações de vinhos para Angola crescem 20% desde o início do ano

As exportações de vinho para Angola cresceram 20% entre janeiro e abril deste ano, revelou o presidente da ViniPortugal, mostrando-se otimista quanto à recuperação neste mercado, face à melhoria da economia.

Área de arroz recua 5% e produção de batata, cereais, cereja e pêssego cai 10% a 15%

A área de arroz deverá diminuir 5% este ano face ao anterior, enquanto a área de batata e a produtividade dos cereais de outono-inverno, da cereja e do pêssego deverão recuar 10% a 15%, informou o INE.