Meios da Protecção Civil a caminho de Atenas

Data:

Os meios enviados pela Autoridade Nacional de Protecção Civil (ANPC) para apoio ao combate dos incêndios na Grécia, incluindo um avião Canadair, já estão a caminho de Atenas. De acordo com a ANPC, perto das 14.30 horas partiu para a Grécia uma equipa de coordenação da Protecção Civil, composta por um perito em combate a incêndios florestais do Comando Nacional de Operações de Socorro e por um oficial de ligação do Gabinete de Relações Internacionais.

Perto das 17:55 foi a vez de levantar voo do Centro de Meios Aéreos de Seia um avião Canadair, que estará à disposição das autoridades gregas durante três dias, com uma tripulação composta por dois pilotos e dois mecânicos.

O destino é a Base Aérea de Elefsis, a cerca de 18 quilómetros de Atenas, capital do país que se encontra em Estado de Emergência Nacional.

O envio da ajuda foi decidido em contacto entre o ministro da Administração Interna, Rui Pereira, e o seu homólogo grego.

Surge na sequência da activação do Mecanismo Comunitário de Protecção Civil, face à vaga de incêndios na Grécia, com maior incidência na península do Peloponeso, que já provocou perto de 52 mortos.

A situação motivou ainda uma videoconferência entre os directores-gerais de protecção civil de Portugal, Espanha, França e Itália, os países que integram o agrupamento FIRE 4, para avaliar necessidades de apoio.

Além de Portugal, muitos outros países europeus acorreram ao pedido de ajuda grego.

Já no ar, ou a caminho do país, estão já quatro Canadair franceses, dois italianos, dois espanhóis, além de seis hidroaviões especializados da Sérvia, três helicópteros especiais da Alemanha, dois Super Puma da Suíça, um helicóptero-cisterna norueguês, três holandeses, um romeno e um esloveno.

A França enviou ainda uma equipa de 65 bombeiros especializados no combate aos incêndios na ilha da Córsega, e Chipre 60 bombeiros e seis camiões-cisterna.

Já em Junho Portugal enviou um Canadair para a Grécia, e em Julho outro para o Chipre, mas que não chegou a operar devido a uma melhoria da situação no terreno.

A Protecção Civil refere em comunicado que «continua a acompanhar a grave situação que se vive na Grécia e está em permanente contacto com o Mecanismo Comunitário de Protecção Civil, com as autoridades de Protecção Civil gregas, bem como com a Embaixada de Portugal em Atenas».

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

Share post:

Popular

Nóticias Relacionads
RELACIONADAS

Compal lança nova gama Vital Bom Dia!

Disponível em três sabores: Frutos Vermelhos Aveia e Canela, Frutos Tropicais Chia e Alfarroba e Frutos Amarelos Chia e Curcuma estão disponíveis nos formatos Tetra Pak 1L, Tetra Pak 0,33L e ainda no formato garrafa de vidro 0,20L.

Super Bock lança edição limitada que celebra as relações de amizade mais autênticas

São dez rótulos numa edição limitada da Super Bock no âmbito da campanha “Para amigos amigos, uma cerveja cerveja”

Exportações de vinhos para Angola crescem 20% desde o início do ano

As exportações de vinho para Angola cresceram 20% entre janeiro e abril deste ano, revelou o presidente da ViniPortugal, mostrando-se otimista quanto à recuperação neste mercado, face à melhoria da economia.

Área de arroz recua 5% e produção de batata, cereais, cereja e pêssego cai 10% a 15%

A área de arroz deverá diminuir 5% este ano face ao anterior, enquanto a área de batata e a produtividade dos cereais de outono-inverno, da cereja e do pêssego deverão recuar 10% a 15%, informou o INE.