Cerca de 300 portugueses na Jamaica aguardam furacão

Data:

Portugal alertou a Embaixada de Espanha na Jamaica para prestar o apoio que for necessário aos turistas portugueses que se encontram na ilha, perante a aproximação do furacão Dean, informou hoje fonte da Secretaria de Estado das Comunidades. A mesma fonte disse à agência Lusa que um grupo de portugueses contactou sábado o Ministério dos Negócios Estrangeiros, informando que estava na Jamaica e que ia ser transferido de hotel para uma zona de maior segurança perante a aproximação do furacão.
No hotel em causa estavam "cerca de 200 portugueses", desconhecendo a Secretaria de Estado das Comunidades se existem outros turistas nacionais na ilha. Portugal não tem representação diplomática na Jamaica, cuja jurisdição pertence à embaixada portuguesa na Venezuela.
De acordo com as regras da União Europeia, quando não existe representação diplomática de um Estado membro numa determinada região é o país melhor situado que presta eventual apoio, pelo que, neste caso, Portugal alertou a Embaixada de Espanha para a situação.
A chegada do furacão Dean à Jamaica estava prevista hoje às 12:00 TMG (13:00 em Lisboa), o Dean encontrava-se a 295 quilómetros a leste-sudeste de Kingston, a capital da Jamaica, anunciou o Centro Nacional de Furacões dos Estados Unidos.
A primeira-ministra da Jamaica, Portia Simpson Miller, instou a população a preparar-se para a chegada do furacão à ilha, cujos aeroportos foram encerrados e equipas de socorro mobilizadas.
Acompanhado de ventos de 230 quilómetros hora, o Dean tem o nível quatro na escala de Saffir-Simpson (sendo cinco o mais alto) e já causou quatro mortes nas Caraíbas, levando ainda a NASA a antecipar o regresso do vaivém Endeavour.
A aproximação do furacão, que na noite de sábado para hoje atingiu o sul do Haiti, levou igualmente Cuba a colocar em "alerta ciclónico" o sul da ilha e as autoridades mexicanas a transferirem 80.000 turistas das estações balneares de Cancun e Cozumel.
Em relação a estes dois últimos países, a Secretaria de Estado das Comunidades Portuguesas (SECP) accionou as representações diplomáticas nacionais para estarem de prevenção e prestarem apoio a portugueses caso seja necessário.
A SECP disponibilizou números de telefone especiais em Cuba (00 535 208 57 72) e no México (00 521 555 40 80 342) para os portugueses que estejam na zona e que precisem de apoio.

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

Share post:

Popular

Nóticias Relacionads
RELACIONADAS

Compal lança nova gama Vital Bom Dia!

Disponível em três sabores: Frutos Vermelhos Aveia e Canela, Frutos Tropicais Chia e Alfarroba e Frutos Amarelos Chia e Curcuma estão disponíveis nos formatos Tetra Pak 1L, Tetra Pak 0,33L e ainda no formato garrafa de vidro 0,20L.

Super Bock lança edição limitada que celebra as relações de amizade mais autênticas

São dez rótulos numa edição limitada da Super Bock no âmbito da campanha “Para amigos amigos, uma cerveja cerveja”

Exportações de vinhos para Angola crescem 20% desde o início do ano

As exportações de vinho para Angola cresceram 20% entre janeiro e abril deste ano, revelou o presidente da ViniPortugal, mostrando-se otimista quanto à recuperação neste mercado, face à melhoria da economia.

Área de arroz recua 5% e produção de batata, cereais, cereja e pêssego cai 10% a 15%

A área de arroz deverá diminuir 5% este ano face ao anterior, enquanto a área de batata e a produtividade dos cereais de outono-inverno, da cereja e do pêssego deverão recuar 10% a 15%, informou o INE.