Luso-descendente Anthony Campos chefia polícia de Newark

Data:

O luso-descendente Anthony Campos, desde há 14 meses chefe interino da polícia de Newark, a maior cidade do estado de Nova Jérsia, vai ser confirmado no cargo, anunciou o presidente da câmara local.

Em entrevista à imprensa local, Cory Booker, "mayor" de Newark, afirmou que o luso-descendente tem todo o direito de chefiar a polícia.

"Tenho vindo a avaliar muito de perto Anthony Campos, durante o último ano, e em todos os aspectos ele demonstrou ser excelente. Vi a sua actuação durante a recente crise e a liderança afro-americana aceitou-o e confia nele. Tem mais do que direito a ser chefe", afirmou Cory Booker.

O presidente da câmara de Newark referia-se ao incidente ocorrido na noite do passado dia 4, em que quatro estudantes foram assaltados por meliantes num campo desportivo de uma escola, tendo uma das jovens sido ferida a tiro no rosto e abandonada como morta, enquanto os restantes três foram obrigados a ajoelhar-se junto a um muro e executados com tiros na nuca.

O crime suscitou em Newark e em toda a zona metropolitana de Nova Iorque uma onda de indignação, com a população a exigir mais segurança.

Anthony Campos, luso-americano natural de Newark, entrou há 21 anos para o Departamento de Polícia da cidade. Desde então foi agente de patrulha, detective do departamento de assuntos internos e subchefe, até ser nomeado chefe interino da polícia em Julho de 2006, quando Booker tomou posse.

O chefe da polícia dirige as operações do dia-a-dia do departamento, subordinado ao director, Garry McCarthy, e ao "mayor".

A escolha de Anthony Campos não deixou de ser controversa, uma vez que a comunidade afro-americana, etnicamente a maior da cidade, pressionou Cory Booker a nomear o capitão Niles Wilson, que é pastor e foi chefe de gabinete de Campos.

A vereadora Mildred Crump, uma das principais apoiantes de Booker no conselho municipal, comentou a propósito da nomeação de Campos que "a comunidade engoliu a nomeação de Garry McCarthy (que é branco) com o entendimento de que iria haver diversidade (étnica) na chefia do departamento de polícia, com Wilson em subdirector responsável pela disciplina, recrutamento e relações entre a polícia e a comunidade.

Por seu turno, Booker lembrou que "toda a equipa de polícia responde perante o director e ele próprio".

"O principal chefe do departamento da polícia é o 'mayor', sou eu o responsável. Sou um afro-americano residente em Newark e, em última análise, o responsável pela chefia do departamento de polícia", afirmou.

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

Share post:

Popular

Nóticias Relacionads
RELACIONADAS

Compal lança nova gama Vital Bom Dia!

Disponível em três sabores: Frutos Vermelhos Aveia e Canela, Frutos Tropicais Chia e Alfarroba e Frutos Amarelos Chia e Curcuma estão disponíveis nos formatos Tetra Pak 1L, Tetra Pak 0,33L e ainda no formato garrafa de vidro 0,20L.

Super Bock lança edição limitada que celebra as relações de amizade mais autênticas

São dez rótulos numa edição limitada da Super Bock no âmbito da campanha “Para amigos amigos, uma cerveja cerveja”

Exportações de vinhos para Angola crescem 20% desde o início do ano

As exportações de vinho para Angola cresceram 20% entre janeiro e abril deste ano, revelou o presidente da ViniPortugal, mostrando-se otimista quanto à recuperação neste mercado, face à melhoria da economia.

Área de arroz recua 5% e produção de batata, cereais, cereja e pêssego cai 10% a 15%

A área de arroz deverá diminuir 5% este ano face ao anterior, enquanto a área de batata e a produtividade dos cereais de outono-inverno, da cereja e do pêssego deverão recuar 10% a 15%, informou o INE.