De 28 de Julho a 5 de Agosto, a vila de Redondo foi quadro colorido, pintado a papel, fazendo cumprir assim uma tradição secular. O empenho demonstrado por todos aqueles que estiveram envolvidos nesta iniciativa ficou patente nas trinta e quatro ruas de Redondo que foram ornamentadas por ocasião das suas Festas populares/Ruas Floridas.
Na organização deste evento, estiveram envolvidos a Câmara Municipal de Redondo e centenas de populares que, ao longo de muitos meses, se entregaram à tarefa de modelar o papel, ganhando formas até completar o maravilhoso cenário que, durante seis dias, fez as delícias de muitos visitantes. Para que isto fosse possível, o Município de Redondo disponibilizou várias toneladas de papel, cartão, madeira, cola, esferovite, entre outros recursos, empregues pelos munícipes envolvidos na preparação das Ruas Floridas. A edição deste ano ultrapassou todas as expectativas, tendo-se verificado uma afluência muito superior às 300 mil pessoas estimadas pela organização que se congratula com o sucesso do evento e a projecção cultural que o mesmo vem dando ao concelho de Redondo. Durante a realização desta iniciativa, várias associações e instituições de Redondo, prestaram apoio aos visitantes, ao nível dos cuidados de saúde primários, orientação do tráfego e assegurando a vigilância permanente da decoração das ruas, serviço ao qual ninguém ficou indiferente, dados os actos pontuais de vandalismo registados em edições transactas. A vila de Redondo recebeu hospitaleiramente, como é seu apanágio, cidadãos nacionais e estrangeiros, que puderam não só conhecer as ruas floridas mas também saborear a gastronomia do Alentejo e degustar os afamados vinhos de Redondo. A mostra de artesanato permitiu aos visitantes conhecerem de perto os trabalhos elaborados em cortiça, a loiça de barro pintada à mão e as mobílias alentejanas fabricadas e pintadas artesanalmente. As Ruas Floridas ficaram ainda marcadas pelas actuações dos “Quinta do Bill”, dueto Anabela e Carlos Guilherme, “Torre D’Anto” e pelo contributo de grupos locais como a “Orquestra Planície”, “Trovadores de Redondo”, Banda Juvenil do Concelho de Redondo, Bandas Filarmónicas, “Simbiose Quarteto” e Fanfarra dos Bombeiros Voluntários de Redondo. Foram igualmente desenvolvidas actividades de carácter desportivo como o Torneio de Tiro aos pratos, Torneio de Ténis, “24 Horas a Nadar” e o Concurso de Pesca Desportiva.
A Câmara Municipal de Redondo deixa uma mensagem de reconhecimento e agradecimento à população, que no decurso dos meses de preparação das ruas esteve envolvida e se entregou de alma e coração à criação e apresentação dos temas, montagem e desmontagem das ruas, pois só com a sua colaboração e dedicação foi possível apresentar um evento desta magnitude. Em conjunto com a população, o Município idealiza já novos projectos para a próxima edição das Ruas Floridas, que em 2009 voltará a garantir um reencontro com o papel, a cor e criatividade numa das vilas mais pitoresca do Alentejo.