9 DE AGOSTO

Data:

1842 – O Canadá e os EUA assinam o Tratado Webster-Ashburton, que estabelece a linha de fronteira entre os dois países, nas Montanhas Rochosas.

1862 – Guerra Civil Americana. Trava-se a Batalha de Cedar Mountain, na Virgínia.

1877 – Conquista do Oeste, EUA. É travada a Batalha de Big Hole, no Montana. Os índios Nez Perce revoltam-se contra o encerramento em reservas.

1896 – Nasce o psicólogo suíço Jean Piaget, fundador da Psicologia do Desenvolvimento.

1899 – O Reino Unido adquire as possessões da Companhia do Niger, em África.

1919 – É assinado, em Teerão, o acordo com o Reino Unido para preservar a integridade da Pérsia.

1923 – Nasce o poeta e artista plástico Mário Cesariny de Vasconcelos, fundador do primeiro movimento surrealista português, autor de "Corpo Visível", "Manual de Prestidigitação", "Nobilíssima Visão".

1938 – O Governo português impede a abertura de novas casas de passe ou de prostituição. A prática será proibida em 1962.

1942 – A Coroa Britânica ordena a prisão de Mahatma Gandhi, líder nacionalista indiano.

1944 – II Guerra Mundial. O general Eisenhower, comandante das forças norte-americanas na Europa, abre o Quartel-general em França.

1945 – II Guerra Mundial. Os EUA lançam a segunda bomba atómica sobre Nagasaki, Japão. Causará a morte a cerca de 70 mil pessoas, mais de cem mil feridos e a destruição da cidade.

1953 – Craveiro Lopes sucede a Óscar Carmona na Presidência da República Portuguesa. A ditadura do Estado Novo permanece nas mãos de Oliveira Salazar.

1954 – É decretada a reorganização dos serviços da PIDE, que lhe amplia os poderes e cria o quadro de investigação em África.

1958 – Toma posse Américo Tomás, declarado vencedor das Presidenciais, depois da fraude eleitoral que afastou o general Humberto Delgado.

1961 – Guerra Colonial. As forças portuguesas entram em Nambuangongo.

1962 – Morre o escritor alemão Hermann Hesse, 85 anos, Nobel da Literatura em 1946, autor de "Siddharta" e "O Lobo das Estepes".

1964 – As Nações Unidas ordenam o cessar-fogo em Chipre.

1969 – Assassínio da actriz norte-americana Sharon Tate, pelo grupo de Charles Mason.

1972 – A Acção Revolucionária Armada destrói duas dezenas de torres eléctricas, nas áreas de Lisboa, Porto e Coimbra, afectando a destribuição de energia a nível nacional.

1974 – Gerald Ford toma posse como presidente dos EUA, após a demissão de Richard Nixon.

1975 – Morre o compositor russo Dmitri Shostakovich, 69 anos.

1978 – O presidente Ramalho Eanes indigita Nobre da Costa para formar Governo, após a exoneração de Mário Soares, a 27 de Julho.

1983 – Guerra Fria. Responsáveis norte-americanos e soviéticos definem, em Moscovo, o protocolo das comunicações entre os dois países.

1990 – O Conselho de Segurança das Nações Unidas declara nula a anexação do Kuwait pelo Iraque.

1991 – Morre, em Lisboa, Vasco da Gama Fernandes, 82 anos, advogado, membro do Movimento de Unidade Nacional Antifascista, fundador do Movimento de Unidade Democrática e do Partido Socialista, vice-presidente da Assembleia Constituinte e primeiro presidente da Assembleia da República.

1996 – Boris Ieltsin toma posse como Presidente da Rússia.

1997 – A atleta portuguesa Manuela Machado conquista a medalha de prata na maratona dos Campeonatos do Mundo.

1999 – O presidente da Rússia, Boris Ieltsin, nomeia, para primeiro-ministro, Vladimir Putin, chefe dos serviços secretos.

2001 – Portugal ganha seis medalhas, quatro de ouro e duas de prata, nos XI Campeonatos da Europa de Atletismo para cegos, em Bylastok, na Polónia.

2002 – A RTP compra 75 por cento do capital da NTV à PT Multimédia, passando a deter a totalidade do canal do Porto.

– O primeiro táxi com a nova "lanterna anti-fraude" começa a circular em Lisboa.

2003 – É proibida a caça nas zonas afectadas pelos incêndios florestais.

2004 – Demite-se Adelino Salvado, director nacional da Polícia Judiciária, na sequência do escândalo do roubo das cassetes do jornalista do Correio da Manhã.

– Morre David Raskin, 92 anos, compositor norte-americano, autor das bandas sonoras "Laura", de Otto Preminger, e "Tempos Modernos", de Charles Chaplin.

2005 – Isaltino Morais formaliza a candidatura independente à Câmara de Oeiras e abandona o PSD, com críticas ao líder, Marques Mandes.

– O Irão retoma o programa nuclear, com a reconversão do urânio. 

– O vaivém Discovery regressa da missão espacial de 14 dias, aterrando na base de Edwards, na Califórnia, um dia depois da data prevista.

2006 – O governo israelita dá luz verde à ocupação de uma faixa de 30 quilómetros, no Sul do Líbano. O balanço oficial das vítimas do conflito ascende a 1.087 mortos, 3.568 feridos e mais de 915.000 deslocados.

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

Share post:

Popular

Nóticias Relacionads
RELACIONADAS

Compal lança nova gama Vital Bom Dia!

Disponível em três sabores: Frutos Vermelhos Aveia e Canela, Frutos Tropicais Chia e Alfarroba e Frutos Amarelos Chia e Curcuma estão disponíveis nos formatos Tetra Pak 1L, Tetra Pak 0,33L e ainda no formato garrafa de vidro 0,20L.

Super Bock lança edição limitada que celebra as relações de amizade mais autênticas

São dez rótulos numa edição limitada da Super Bock no âmbito da campanha “Para amigos amigos, uma cerveja cerveja”

Exportações de vinhos para Angola crescem 20% desde o início do ano

As exportações de vinho para Angola cresceram 20% entre janeiro e abril deste ano, revelou o presidente da ViniPortugal, mostrando-se otimista quanto à recuperação neste mercado, face à melhoria da economia.

Área de arroz recua 5% e produção de batata, cereais, cereja e pêssego cai 10% a 15%

A área de arroz deverá diminuir 5% este ano face ao anterior, enquanto a área de batata e a produtividade dos cereais de outono-inverno, da cereja e do pêssego deverão recuar 10% a 15%, informou o INE.