A mundialmente conhecida Parada das Rosas, em Pasadena, Califórnia, que se realiza a 1 de Janeiro de 2008, vai ter um carro alegórico português. A comissão promotora do carro efectuou já um depósito de 30.000 dólares, prevendo para o dia 1 de Agosto um segundo depósito de 10.000 dólares.
Anthony Bettencourt, presidente da comissão coordenadora, disse à agência Lusa que “o carro alegórico custará 100.000 dólares, terá 10 metros de comprimento, 5 metros de altura e 5,5 metros de largura, e ostentará motivos relacionados com as celebrações do Divino Espírito Santo nos Estados Unidos e com João Rodrigues Cabrilho, descobridor da Califórnia”. A comissão já terá angariado cerca de 65 por cento do custo do carro alegórico e pretende “um cheque de todos” os portugueses e luso-americanos “para podermos dizer que este é um projecto colectivo de toda a comunidade”.
Segundo Anthony Bettencourt, a ideia terá surgido nos meios associativos da Califórnia, mas o carro alegórico na Parada das Rosas é já um projecto de todas as comunidades portuguesas dos Estados Unidos.
A presença luso-americana nesta parada, que tem um grande rigor qualitativo na aprovação dos carros alegóricos, está a ser apoiada pela prestigiada Luso-American Education Foundation, que coordenará também a recolha de fundos.
O tema da 119ª parada das Rosas é “Passaporte para as Celebrações do Mundo”, apresentando-se o carro português com o tema “Celebração da Cultura Luso-Americana”. “É a primeira vez que uma organização luso-americana ou portuguesa é convidada para participar na parada e é uma grande honra para” a nossa comunidade “termos um carro alegórico numa parada de que também vai ser ‘grand marshal’ um luso-americano: a figura de televisão, Emeril Lagasse”, acrescentou Anthony Bettencourt.