O cônsul honorário português em Miami demitiu-se alegando “razões pessoais”. A Secretaria de Estado das Comunidades diz, entretanto, que o consulado irá manter-se. Para Orlando está prevista a abertura de um escritório consular.
O cônsul honorário de Portugal em Miami, Joseph Theriaga, apresentou a sua demissão, com efeitos imediatos. Ainda assim, declarou estar disponível para se manter em funções até 30 de Setembro, altura em que serão encerradas as actuais instalações consulares nesta cidade do Estado da Florida.
O cônsul estava em funções há quase vinte e sete anos e invocou “razões pessoais” para a demissão, indicando que “chegou a hora de passar a gestão a outros”.
Um porta-voz da Secretaria de Estado das Comunidades disse à agência Lusa que o Consulado Honorário de Portugal em Miami não encerrará, estando a decorrer diligências para encontrar novo cônsul e nova localização.
O processo, no entanto, poderá prolongar-se por vários meses, tendo em conta que terá de ser identificado um novo cônsul, ser nomeado pelo Conselho de Ministros e receber aprovação do Departamento de Estado norte-americano.
Ainda no Estado da Florida, e até ao fim do ano, deverá ser aberto um escritório consular em Orlando, que servirá de apoio não só às cerca de 5000 pessoas de origem portuguesa que vivem nesta cidade, mas também às comunidades lusas de Palm Coast, West Palm Beach e Fort Lauderdale, nas proximidades de Orlando.