Ligação ferroviária Aveiro Salamanca prioritária para o país

Data:

O presidente da Associação Empresarial da Região de Viseu (AIRV), João Cotta, defendeu a ligação ferroviária entre Aveiro e Salamanca como “uma prioridade na coesão social e económica nacional”, que ultrapassa os limites do interesse regional. “Esta ligação, passando por Viseu, permite ligar Porto, Coimbra, Leiria, Aveiro e Viseu a Madrid em menos de três horas e daqui a toda a Europa, permitindo uma coordenação muito eficaz entre a ferrovia, as vias rodoviárias (auto-estradas) A1, A25 e A24 e o porto de Aveiro”, explicou o empresário. Na sua opinião, para que tal fosse possível, “seria necessário apenas o investimento em velocidade alta (até 250 quilómetros por hora) pois, por exemplo, a distância entre o Porto e Madrid e Salamanca é de 535 quilómetros”. João Rebelo Cotta considera que, desta forma, o porto de Aveiro ficaria “muito acessível à zona de Castilla e Leon” e, por outro lado, “a zona Norte e Centro de Portugal teriam acesso muito facilitado a esta região espanhola assim como à comunidade de Madrid” que, lembra, por si só “representa um mercado de cinco milhões de consumidores”. O empresário defende ainda que esta ligação entre Aveiro e Salamanca deverá destinar-se sobretudo ao transporte de mercadorias, servindo de complemento à A25 e dando resposta a “novas necessidades de gestão ambiental e energética”.

“Existe no eixo Aveiro – Viseu – Guarda um conjunto de empresas exportadoras que recorrem hoje apenas ao transporte rodoviário para escoar os seus produtos para Espanha e para a Europa e que com esta infra-estrutura veriam a sua competitividade reforçada”, justificou. Por tudo isto, João Cotta não hesitou em afirmar que “a Rede Ferroviária de Alta Velocidade, e mais concretamente a ligação de Viseu à Europa, tenderá a assumir-se como uma nova infra-estrutura de decisiva e crucial relevância para a coesão nacional e para o bom posicionamento da região de Viseu no contexto ibérico”. E lembrou que, nas Cimeiras Luso-Espanholas (realizadas em Novembro de 2003 e em Novembro de 2005) “foi reafirmado o interesse de Portugal e Espanha na concretização da ligação de Aveiro a Salamanca”. “A assumpção desta opção baseou-se na importância estratégica do porto de Aveiro e na necessidade de assegurar maior competitividade à actividade económica gerada na zona Centro e Norte de Portugal”, acrescentou.

 

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

Share post:

Popular

Nóticias Relacionads
RELACIONADAS

Compal lança nova gama Vital Bom Dia!

Disponível em três sabores: Frutos Vermelhos Aveia e Canela, Frutos Tropicais Chia e Alfarroba e Frutos Amarelos Chia e Curcuma estão disponíveis nos formatos Tetra Pak 1L, Tetra Pak 0,33L e ainda no formato garrafa de vidro 0,20L.

Super Bock lança edição limitada que celebra as relações de amizade mais autênticas

São dez rótulos numa edição limitada da Super Bock no âmbito da campanha “Para amigos amigos, uma cerveja cerveja”

Exportações de vinhos para Angola crescem 20% desde o início do ano

As exportações de vinho para Angola cresceram 20% entre janeiro e abril deste ano, revelou o presidente da ViniPortugal, mostrando-se otimista quanto à recuperação neste mercado, face à melhoria da economia.

Área de arroz recua 5% e produção de batata, cereais, cereja e pêssego cai 10% a 15%

A área de arroz deverá diminuir 5% este ano face ao anterior, enquanto a área de batata e a produtividade dos cereais de outono-inverno, da cereja e do pêssego deverão recuar 10% a 15%, informou o INE.