Cientista português vai ser o coordenador do Ano Internacional de Astronomia

Data:

O astrofísico português Pedro Russo vai ser o coordenador do Ano Internacional de Astronomia, em 2009, tendo sido seleccionado entre candidatos de todo o mundo. A nomeação, pela União Astronómica Internacional, “constitui um marco histórico na crescente importância que a Astronomia e Astrofísica portuguesas têm a nível internacional”, salienta, num comunicado, a Sociedade Portuguesa de Astronomia (SPA). “Trata-se de um momento importante de afirmação internacional da Astronomia Portuguesa, que agora vê reforçada a sua posição”, acrescenta a organismo.

Ligado ao Instituto Max Planck para a Investigação no Sistema Solar, Alemanha, e ao Centro Multimeios de Espinho, Pedro Russo tem vindo a desenvolver o seu trabalho na Alemanha utilizando dados da missão espacial Vénus Express, uma missão da Agência Espacial Europeia, que está a estudar em detalhe a atmosfera daquele planeta. O cientista português tem vindo também a integrar diferentes projectos internacionais na área da comunicação e educação em Astronomia, nomeadamente na Rede Europeia de Ciências Planetárias (Europlanet) e na Comissão 55: Comunicar Astronomia com o Público, da União Astronómica Internacional.

O Ano Internacional da Astronomia é uma iniciativa que está ser promovida a nível mundial pela União Astronómica Internacional com o apoio da UNESCO, e pretende celebrar a astronomia e a sua contribuição para a sociedade e para a cultura, estimulando o interesse a nível mundial não só pela astronomia, mas pela ciência em geral, com particular incidência nos jovens.

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

Share post:

Popular

Nóticias Relacionads
RELACIONADAS

Compal lança nova gama Vital Bom Dia!

Disponível em três sabores: Frutos Vermelhos Aveia e Canela, Frutos Tropicais Chia e Alfarroba e Frutos Amarelos Chia e Curcuma estão disponíveis nos formatos Tetra Pak 1L, Tetra Pak 0,33L e ainda no formato garrafa de vidro 0,20L.

Super Bock lança edição limitada que celebra as relações de amizade mais autênticas

São dez rótulos numa edição limitada da Super Bock no âmbito da campanha “Para amigos amigos, uma cerveja cerveja”

Exportações de vinhos para Angola crescem 20% desde o início do ano

As exportações de vinho para Angola cresceram 20% entre janeiro e abril deste ano, revelou o presidente da ViniPortugal, mostrando-se otimista quanto à recuperação neste mercado, face à melhoria da economia.

Área de arroz recua 5% e produção de batata, cereais, cereja e pêssego cai 10% a 15%

A área de arroz deverá diminuir 5% este ano face ao anterior, enquanto a área de batata e a produtividade dos cereais de outono-inverno, da cereja e do pêssego deverão recuar 10% a 15%, informou o INE.