Algarve acolhe congresso de jovens folcloristas das comunidades

Data:

Vai realizar-se em Faro, no dia 11 de Agosto, o 1º Congresso de Jovens Folcloristas Portugueses ou de Origem Portuguesa, no quadro das comemorações do Dia Internacional da Juventude. Para Adé Caldeira, presidente do Clube de Jovens Portugueses, “o grande objectivo do encontro é reunir a juventude folclorista lusa que integra agrupamentos folclóricos nos países de acolhimento”. Do programa faz também parte a discussão de temas como a “divulgação mundial das tradições nacionais portuguesas”, os “conceitos de folclore e etnografia e a sua representatividade nos núcleos de emigração portuguesa” ou ainda “os jovens nas comunidades portuguesas e a sua participação no espaço público”.

Adé Caldeira relembra que “temos que compreender e defender a nossa identidade; o desenvolvimento não pode acontecer” se não conhecermos “as raízes que nos definem. Um povo sem memória não existe”. Portugal é um dos países do mundo com mais grupos ou ranchos folclóricos, contabilizando-se cerca de 1750 agrupamentos em território nacional e ilhas.

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

Share post:

Popular

Nóticias Relacionads
RELACIONADAS

Compal lança nova gama Vital Bom Dia!

Disponível em três sabores: Frutos Vermelhos Aveia e Canela, Frutos Tropicais Chia e Alfarroba e Frutos Amarelos Chia e Curcuma estão disponíveis nos formatos Tetra Pak 1L, Tetra Pak 0,33L e ainda no formato garrafa de vidro 0,20L.

Super Bock lança edição limitada que celebra as relações de amizade mais autênticas

São dez rótulos numa edição limitada da Super Bock no âmbito da campanha “Para amigos amigos, uma cerveja cerveja”

Exportações de vinhos para Angola crescem 20% desde o início do ano

As exportações de vinho para Angola cresceram 20% entre janeiro e abril deste ano, revelou o presidente da ViniPortugal, mostrando-se otimista quanto à recuperação neste mercado, face à melhoria da economia.

Área de arroz recua 5% e produção de batata, cereais, cereja e pêssego cai 10% a 15%

A área de arroz deverá diminuir 5% este ano face ao anterior, enquanto a área de batata e a produtividade dos cereais de outono-inverno, da cereja e do pêssego deverão recuar 10% a 15%, informou o INE.