42946

Data:

1750 – Morre D.João V, fundador da Academia Real de História, da escola cirúrgica do Hospital Real de Todos os Santos e do Seminário da Patriarcal.

1814 – O Papa Pio VII restitui aos jesuítas, "no mesmo estado antigo", o património da Companhia de Jesus.

1872 – Nasce o poeta Ângelo Lima, nome da revista Orpheu, director artístico da Geração Nova.

1886 – Morre o compositor e pianista húngaro Franz Liszt.

1919 – Nasce o escritor italiano Primo Levi, autor de "Se Isto É um Homem" e "Sistema Periódico", sobrevivente do campo de extermínio nazi de Auschwitz.

1944 – II Guerra Mundial. Antoine de Saint-Exupéry, 43 anos, escritor e aviador francês, autor de "O Principezinho", desaparece num voo de reconhecimento.

1952 – A CP apresenta o Plano da Rede Unificada Portuguesa.

1954 – É inaugurada a Barragem do Cabril.

1959 – A Turquia apresenta o pedido de associação à CEE. As negociações preliminares começam a 27 de Setembro.

1961 – A Irlanda pede a adesão à CEE.

1963 – O Conselho de Segurança da ONU aprova a resolução que condena a política colonialista da ditadura de Oliveira Salazar.

1975 – A Turquia rejeita o pedido do presidente dos EUA Gerald Ford para a reabertura das bases militares norte-americanas no país.

1983 – A União Cívica Radical, o segundo partido da Argentina depois dos peronistas, escolhe o advogado Raul Alfonsin para candidato às presidenciais de 30 de Outubro.

1986 – As agências Notícias de Portugal e ANOP assinam o protocolo para a constituição da Lusa, que entra em funcionamento a 01 de Janeiro de 1987.

1988 – Hussein da Jordânia renuncia ao território da Cisjordânia, ocupado por Israel desde 1967, em favor da criação do Estado Palestiniano.

1991 – São assinados os acordos do Tratado Start, para a diminuição em 30 por cento do arsenal nuclear dos EUA e da URSS.

1994 – O Conselho de Segurança da ONU autoriza a intervenção militar no Haiti, sob comando dos EUA, para permitir o regresso do presidente no exílio, Jean-Bertrand Aristide.

1995 – A Santa Casa da Misericórdia de Lisboa lança a lotaria instantânea.

2001 – Morre o marechal Francisco da Costa Gomes, 87 anos, antigo Chefe do Estado Maior General das Forças Armadas, membro da Junta de Salvação Nacional, em Abril de 1974, presidente da República Portuguesa (1974-76).

2002 – Começa a IV Cimeira da CPLP, em Brasília, com o novo Estado membro, Timor-Leste.
– A escritora portuguesa Maria Velho da Costa recebe o Prémio Camões.

2003 – O Presidente da República veta a Lei-quadro de criação dos Municípios, o que impede a passagem de Fátima e de Canas de Senhorim a concelhos.

– Deixa de ser produzido o modelo "carocha" da Volkswagen.

2004 – Explosão e incêndio da refinaria da Galp, em Leixões, causados pela fuga de crude numa conduta.

2005 – A Coreia do Norte e a Coreia do Sul chegam a acordo sobre a reposição das ligações por estrada e caminhos-de-ferro, até ao final do ano.
– Morre Manuela Tojal, 49 anos, estilista.

2006 – O Ministério das Finanças divulga a Lista dos Devedores ao Fisco.

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

Share post:

Popular

Nóticias Relacionads
RELACIONADAS

Compal lança nova gama Vital Bom Dia!

Disponível em três sabores: Frutos Vermelhos Aveia e Canela, Frutos Tropicais Chia e Alfarroba e Frutos Amarelos Chia e Curcuma estão disponíveis nos formatos Tetra Pak 1L, Tetra Pak 0,33L e ainda no formato garrafa de vidro 0,20L.

Super Bock lança edição limitada que celebra as relações de amizade mais autênticas

São dez rótulos numa edição limitada da Super Bock no âmbito da campanha “Para amigos amigos, uma cerveja cerveja”

Exportações de vinhos para Angola crescem 20% desde o início do ano

As exportações de vinho para Angola cresceram 20% entre janeiro e abril deste ano, revelou o presidente da ViniPortugal, mostrando-se otimista quanto à recuperação neste mercado, face à melhoria da economia.

Área de arroz recua 5% e produção de batata, cereais, cereja e pêssego cai 10% a 15%

A área de arroz deverá diminuir 5% este ano face ao anterior, enquanto a área de batata e a produtividade dos cereais de outono-inverno, da cereja e do pêssego deverão recuar 10% a 15%, informou o INE.