Cal gratuita branqueia casas

Data:

Vários municípios do Alentejo estão a distribuir gratuitamente cal e materiais de pintura aos moradores para que estes possam caiar muros e a frontaria das casas, numa tradição que marca a arquitectura da região. Em Beja, segundo informou hoje a Câmara Municipal, a campanha de oferta de cal e pincéis decorre até Setembro, podendo os interessados solicitar esses materiais no viveiro do Jardim Público e no Parque de Materiais. Já nas aldeias do concelho, os proprietários dos imóveis que queiram obter a cal e pincéis gratuitos devem solicitá-los nas sedes das juntas de freguesia. A iniciativa, assegura a autarquia, procura “preservar a brancura das habitações”, que, de forma singular, “caracteriza a paisagem alentejana”, ajudando a manter a tradição. “No Alentejo, esta é uma prática transmitida de geração em geração e o ritual repete-se anualmente: assim que o tempo ‘levanta’ o povo sai à rua para caiar a frontaria das suas casas”. A cal foi sempre usada pelos habitantes da região por se tratar de um “material acessível a todas as bolsas”, proporcionando, além da brancura, a protecção do interior das habitações do “intenso calor do Verão”, já que funciona como espelho para expulsar o Sol.

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

Share post:

Popular

Nóticias Relacionads
RELACIONADAS

Compal lança nova gama Vital Bom Dia!

Disponível em três sabores: Frutos Vermelhos Aveia e Canela, Frutos Tropicais Chia e Alfarroba e Frutos Amarelos Chia e Curcuma estão disponíveis nos formatos Tetra Pak 1L, Tetra Pak 0,33L e ainda no formato garrafa de vidro 0,20L.

Super Bock lança edição limitada que celebra as relações de amizade mais autênticas

São dez rótulos numa edição limitada da Super Bock no âmbito da campanha “Para amigos amigos, uma cerveja cerveja”

Exportações de vinhos para Angola crescem 20% desde o início do ano

As exportações de vinho para Angola cresceram 20% entre janeiro e abril deste ano, revelou o presidente da ViniPortugal, mostrando-se otimista quanto à recuperação neste mercado, face à melhoria da economia.

Área de arroz recua 5% e produção de batata, cereais, cereja e pêssego cai 10% a 15%

A área de arroz deverá diminuir 5% este ano face ao anterior, enquanto a área de batata e a produtividade dos cereais de outono-inverno, da cereja e do pêssego deverão recuar 10% a 15%, informou o INE.