A comunidade portuguesa no Luxemburgo fez um autêntico “arraial minhoto” no jogo particular do Sporting de Braga frente ao Jeunesse d’Esch. A presença dos minhotos no Luxemburgo foi muito festejada.
O Sporting de Braga, quarto classificado na última Liga portuguesa de futebol, venceu o Jeunesse d’Esch por 2-0, em jogo particular disputado no Estádio La Frontière, em Esch-sur-Alzette, Luxemburgo. O jogo, que serviu de mais um treino para os bracarenses, inseriu-se nas comemorações do 100º aniversário do clube luxemburguês e foi presenciado por alguns milhares de espectadores, na sua maioria emigrantes portugueses na região, que aproveitaram para fazer uma festa de lusofonia. Zé Manel inaugurou o marcador aos 33 minutos tendo o Sporting de Braga, já na segunda parte, e com outra equipa em campo, elevado o resultado para para 2-0, aos 59 minutos, por intermédio de Wender, fixando o resultado final. O treinador Jorge Costa fez alinhar de início o guarda-redes Dani, os defesas Carlos Fernandes, Anilton, Vítor Hugo e Davide, os médios Castanheira, Roberto Brum e Kareem e o avançados Zé Manel, Baylon e Philco. No segundo tempo a equipa foi quase totalmente alterada, com as entradas de Paulo Jorge, Luís Filipe, César Peixoto, João Pinto, João Tomás, Andrés Madrid, Lenny e Vandinho. No final da partida, a comitiva bracarense dirigiu-se para a sede da filial número dois do Sporting de Braga, no Luxemburgo, onde conviveu com os adeptos e simpatizantes.
Festa portuguesa
A presença do Sporting de Braga no Luxemburgo foi sinónimo de festa portuguesa. A comunidade portuguesa não perdeu a oportunidade para receber a equipa minhoto em festa e o clube nortenho não deixou de marcar presença nos eventos para que era convidade. Um deles foi um convite do Futebol Clube os Bracarenses que organizou um jantar no restaurante Chez Bacano e onde estiveram presentes o presidente António Salvador e o seu assessor Amaral Correia, e ainda os jogadores Wender, João Pinto, Paulo Jorge, João Tomás e Hussain, que foi oficialmente apresentado durante o jantar, assim em jeito de prenda especial para a filial número dois do Sporting de Braga. “É um enorme prazer recebermos toda esta gente do Braga e ainda conhecer esta nova direcção do clube. Queríamos ter mais pessoas neste jantar, mas não havia espaço disponível. Mesmo assim, estão aqui muitos adeptos bracarenses”, afirmou Fernando Mendes, o presidente da casa do Braga no Luxemburgo, oferecendo depois a Salvador um emblema e uma camisola do FC CeBra 01, com o número 13, que há dois anos disputou a final da Taça do Luxemburgo.