Embora já não haja o programa bilingue em Massachusetts (MA) os serviços de inglês como segunda língua continuam para todos os alunos de todos os Estados Unidos.
Com a recente deslocação para Somerville, MA, do antigo director do Programa Bilingue e do Centro de Informação dos Pais, a cidade de Malden foi obrigada a empregar outra pessoa qualificada para tratar de um sistema escolar repleto de alunos brasileiros, portugueses, hispânicos, haitianos, chineses, vietnamitas, árabes – afinal, de todos os quadrantes do mundo.
De todos os candidatos, foi uma açoriana micaelense que venceu. Encontra-se ao «volante», Margaret Serpa, que, ainda jovem, emigrara da Maia, São Miguel, com a família para Cambridge, cidade onde viveu e estudou até se deslocar para a cidade vizinha de Somerville. Inserida no campo da educação há cerca de 30 anos, ela serviu como professora, administradora e funcionária de serviços sociais em Cambridge, Somerville e Fitchburg, MA.
A professora Serpa obteve o mestrado do Boston State College no campo de conselheirismo, o bacharelato em Sociologia da University of Massachusetts, em Boston, e tem estudado assiduamente matérias pós-graduadas na Boston University, Northeastern University e Fitchburg State College. Também fez um curso de férias na Universidade de Coimbra. Além das responsabilidades em Malden, margaret Serpa é também docente adjunta na prestigiada Lesley University, de Cambridge.
Quando se lhe fora oferecido o cargo de directora em Malden, ela ficou muito satisfeita pelo facto de se encontrar mais próxima da família em Somerville, cidade cerca de Malden.
Ao perguntar-lhe o que pretende fazer quanto ao melhoramento do programa em Malden, a professora Serpa frisou que “simplesmente pretendo trabalhar o máximo possível para que todas as crianças venham desenvolver academicamente num ambiente educativo que os possa tornar bons líderes futuros. Adoro o meu serviço, os nossos professores e o facto de estar junto da família nos arredores de Boston, mas, sobretudo, adoro os nossos alunos provenientes de todos os quadrantes do mundo”.
Margaret Serpa tem três filhos – Alexandra e Phillip, que se formaram este ano na University of Massachusetts, Boston, e o mais velho, Nicholas, actualemnte a residir na Grécia. Os filhos sempre falaram grego e português em casa e aprenderam inglês na escola e com os colegas. “Hoje”, diz a directora, “eles sentem-se bastante orgulhosos da riqueza cultural e linguística dos seus pais e antepassados”. Além do grego, português e inglês, são também fluentes em espanhol. “A diversidade é o que nos abre as portas do bem-estar pluralístico para que possamos melhor entender um ao outro e para que haja mais harmonia global”, salientou Margaret Serpa, a directora do Sistema das Escolas Públicas de Malden.
Margarida Serpa encontra-se assiduamente envolvida num grupo activo de emigrantes oriundos da Maia, Açores, com a finalidade de dar vida ao Primeiro Encontro dos Naturais da Maia, algo se espera realizar-se ainda este ano.