EUA: Açoriana é nova directora de Programa Bilingue em Malden

Data:

Embora já não haja o programa bilingue em Massachusetts (MA) os serviços de inglês como segunda língua continuam para todos os alunos de todos os Estados Unidos.

Com a recente deslocação para Somerville, MA, do antigo director do Programa Bilingue e do Centro de Informação dos Pais, a cidade de Malden foi obrigada a empregar outra pessoa qualificada para tratar de um sistema escolar repleto de alunos brasileiros, portugueses, hispânicos, haitianos, chineses, vietnamitas, árabes – afinal, de todos os quadrantes do mundo.

De todos os candidatos, foi uma açoriana micaelense que venceu. Encontra-se ao «volante», Margaret Serpa, que, ainda jovem, emigrara da Maia, São Miguel, com a família para Cambridge, cidade onde viveu e estudou até se deslocar para a cidade vizinha de Somerville. Inserida no campo da educação há cerca de 30 anos, ela serviu como professora, administradora e funcionária de serviços sociais em Cambridge, Somerville e Fitchburg, MA.

A professora Serpa obteve o mestrado do Boston State College no campo de conselheirismo, o bacharelato em Sociologia da University of Massachusetts, em Boston, e tem estudado assiduamente matérias pós-graduadas na Boston University, Northeastern University e Fitchburg State College. Também fez um curso de férias na Universidade de Coimbra. Além das responsabilidades em Malden, margaret Serpa é também docente adjunta na prestigiada Lesley University, de Cambridge.

Quando se lhe fora oferecido o cargo de directora em Malden, ela ficou muito satisfeita pelo facto de se encontrar mais próxima da família em Somerville, cidade cerca de Malden.

Ao perguntar-lhe o que pretende fazer quanto ao melhoramento do programa em Malden, a professora Serpa frisou que “simplesmente pretendo trabalhar o máximo possível para que todas as crianças venham desenvolver academicamente num ambiente educativo que os possa tornar bons líderes futuros. Adoro o meu serviço, os nossos professores e o facto de estar junto da família nos arredores de Boston, mas, sobretudo, adoro os nossos alunos provenientes de todos os quadrantes do mundo”.

Margaret Serpa tem três filhos – Alexandra e Phillip, que se formaram este ano na University of Massachusetts, Boston, e o mais velho, Nicholas, actualemnte a residir na Grécia. Os filhos sempre falaram grego e português em casa e aprenderam inglês na escola e com os colegas. “Hoje”, diz a directora, “eles sentem-se bastante orgulhosos da riqueza cultural e linguística dos seus pais e antepassados”. Além do grego, português e inglês, são também fluentes em espanhol. “A diversidade é o que nos abre as portas do bem-estar pluralístico para que possamos melhor entender um ao outro e para que haja mais harmonia global”, salientou Margaret Serpa, a directora do Sistema das Escolas Públicas de Malden.

Margarida Serpa encontra-se assiduamente envolvida num grupo activo de emigrantes oriundos da Maia, Açores, com a finalidade de dar vida ao Primeiro Encontro dos Naturais da Maia, algo se espera realizar-se ainda este ano.

Adalino Cabral – Correspondente nos EUA

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

Share post:

Popular

Nóticias Relacionads
RELACIONADAS

Compal lança nova gama Vital Bom Dia!

Disponível em três sabores: Frutos Vermelhos Aveia e Canela, Frutos Tropicais Chia e Alfarroba e Frutos Amarelos Chia e Curcuma estão disponíveis nos formatos Tetra Pak 1L, Tetra Pak 0,33L e ainda no formato garrafa de vidro 0,20L.

Super Bock lança edição limitada que celebra as relações de amizade mais autênticas

São dez rótulos numa edição limitada da Super Bock no âmbito da campanha “Para amigos amigos, uma cerveja cerveja”

Exportações de vinhos para Angola crescem 20% desde o início do ano

As exportações de vinho para Angola cresceram 20% entre janeiro e abril deste ano, revelou o presidente da ViniPortugal, mostrando-se otimista quanto à recuperação neste mercado, face à melhoria da economia.

Área de arroz recua 5% e produção de batata, cereais, cereja e pêssego cai 10% a 15%

A área de arroz deverá diminuir 5% este ano face ao anterior, enquanto a área de batata e a produtividade dos cereais de outono-inverno, da cereja e do pêssego deverão recuar 10% a 15%, informou o INE.