O Clube Social Camponeses de Portugal, sedeado na cidade de Duque de Caxias, estado do Rio de Janeiro, Brasil, vai realizar no próximo domingo, 22 de Julho, uma Festa Típica com o tema «Um dia em Vouzela».
Com início marcado para as 11 horas, na sede campestre do clube, o evento promete muita diversão ao longo do dia. O almoço terá pratos tradicionais da gastronomia de Vouzela, como os «Carapaus à Vouzela e a «Vitela à Lafões», entre outros mais. O momento de dança vai estar a cargo dos Rapazes do Tiro-Tiro e não vão faltar outros espectáculos, nomeadamente a actuação do Rancho Folclórico de Fornelo do Monte, de Vouzela, do Coral de Ribafeita, de Viseu, do Rancho Folclórico da casa de Viseu do Rio de Janeiro e do Rancho Folclórico da casa, os Camponeses de Portugal.
A animação segue pela noite dentro, com a realização de um Torneio de Sueca, a começar às 21 horas. O Clube oferece ainda aos sócios e familiares, piscina, bingo, parque infantil, local para o jogo da malha um espaço de artesanato e uma barraca de doces típicos. No decorrer da Festa Típica, a direcção do Clube vai inaugurar as obras levadas a cabo recentemente. A história do Clube Social Camponeses de Portugal começou em 1973, com o grupo «Os Lusitanos», como se pode ler no historias publicado pela associação no site na Internet. Um ano depois o grupo foi rebaptizado, recebendo o «Camponeses de Portugal». “O objectivo do Clube Social Camponeses de Portugal, como consta em seu estatuto, é promover, sem fins lucrativos, entre seus sócios, eventos de carácter desportivo, social, cultural e recreativo e estimular a cultura física e a prática dos desportos amadoristas, principalmente à prática do folclore luso”, refere António Costa no site.
O próximo evento a realizar naquele Clube já está agendado: dia 12 do próximo mês, para celebrar o Dia dos Pais, que no Brasil se comemora no segundo domingo de Agosto.