Paredes cria projecto para combater fuga à escola

Data:

Os cerca de dez por cento de alunos do terceiro ciclo do concelho de Paredes em risco de abandonar a escola vão ser alvo de um projecto-piloto que pretende mudar essa realidade. A iniciativa deverá receber um investimento de 12 milhões de euros.

O protocolo, assinado entre a autarquia daquele município do distrito do Porto e a associação Empresários pela Inclusão Social (EIS), vai começar no próximo ano lectivo com a criação de uma rede de mediadores profissionais, que vão tentar persuadir os alunos a continuar a estudar, recorrendo aos seus familiares, colegas e amigos.

Fonte da Câmara de Paredes disse à agência Lusa que, numa fase posterior, o projecto será alargado aos alunos do segundo ciclo. As escolas do concelho de Paredes têm cerca de seis mil alunos a estudar nos segundo e terceiro ciclos, disse a fonte. “No ano lectivo de 2007/2008, a EIS pretende assegurar o equivalente a 75 por cento dos custos da rede de mediadores, incluindo encargos com pessoal, custos directos da actividade dos mediadores e custos variáveis de estrutura, e nos anos seguintes assegurará apenas 25 por cento do orçamento anual”, refere a autarquia.

O projecto global aponta para um investimento de 12 milhões de euros, assumindo a EIS um quarto e os municípios, Ministério da Educação e outras entidades os restantes três quartos. A EIS foi criada em 2006 por um grupo de dez empresários, em resposta a um repto lançado pelo Presidente da República, Cavaco Silva, para que se fizesse da inclusão uma “causa nacional”, combatendo a exclusão social e a pobreza.

O núcleo fundador da associação é constituído por João Rendeiro, Eduardo Catroga, Joaquim Vieira Coimbra, Diogo Vaz Guedes, Arlindo da Costa Leite, Horácio Roque, Soares dos Santos, Pedro Queiroz Pereira, Paulo Pereira da Silva e Manuel Violas.

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

Share post:

Popular

Nóticias Relacionads
RELACIONADAS

Compal lança nova gama Vital Bom Dia!

Disponível em três sabores: Frutos Vermelhos Aveia e Canela, Frutos Tropicais Chia e Alfarroba e Frutos Amarelos Chia e Curcuma estão disponíveis nos formatos Tetra Pak 1L, Tetra Pak 0,33L e ainda no formato garrafa de vidro 0,20L.

Super Bock lança edição limitada que celebra as relações de amizade mais autênticas

São dez rótulos numa edição limitada da Super Bock no âmbito da campanha “Para amigos amigos, uma cerveja cerveja”

Exportações de vinhos para Angola crescem 20% desde o início do ano

As exportações de vinho para Angola cresceram 20% entre janeiro e abril deste ano, revelou o presidente da ViniPortugal, mostrando-se otimista quanto à recuperação neste mercado, face à melhoria da economia.

Área de arroz recua 5% e produção de batata, cereais, cereja e pêssego cai 10% a 15%

A área de arroz deverá diminuir 5% este ano face ao anterior, enquanto a área de batata e a produtividade dos cereais de outono-inverno, da cereja e do pêssego deverão recuar 10% a 15%, informou o INE.