Menos de 28 por cento (27,86 por cento) dos eleitores de Lisboa dirigiram-se às urnas para votar nas eleições intercalares para a câmara municipal até às 16:00, segundo o último balanço do Secretariado Técnico dos Assuntos para o Processo Eleitoral (STAPE).
Num balanço anterior, realizado às 12:00, a taxa de afluência às urnas ficava-se pelos 15,51 por cento.
As urnas abriram hoje às 08:00 e encerram às 19:00.
Os 532.302 eleitores recenseados em Lisboa podem votar em 494 secções de voto e escolher entre doze candidatos, dois dos quais independentes.
As eleições intercalares, as primeiras de sempre para a câmara municipal, foram convocadas na sequência da queda do executivo municipal de Carmona Rodrigues, depois de o ex-presidente ter sido constituído arguido no caso Bragaparques.
António Costa (PS), Fernando Negrão (PSD), Ruben Carvalho (CDU), José Sá Fernandes (Bloco de Esquerda), Telmo Correia (CDS-PP), Manuel Monteiro (PND), Pinto Coelho (PNR), Quartin Graça (MPT), Gonçalo da Câmara Pereira (PPM), Garcia Pereira (PCTP/MRPP) e dois independentes – Helena Roseta (ex-PS) e Carmona Rodrigues são os candidatos concorrentes.
O presidente da Republica, Aníbal Cavaco Silva, já manifestou os seus receios relativamente à elevada abstenção e considerou que a campanha eleitoral "não foi capaz de vencer todas as dificuldades naturais" desta eleição intercalar, a meio de Julho, em época de férias de Verão.
Eleições CM Lisboa: Afluência às urnas abaixo dos 28% às 16:00 – STAPE
Data: