Presidência da UE: Tropas portuguesas transportam bandeira da União em desfile em Paris

Data:

Militares portugueses transportam hoje a bandeira da União Europeia na Avenida dos Campos Elísios, Paris, a convite do presidente francês, Nicolas Sarkozy, no âmbito das comemorações do 14 de Julho.
É a primeira vez que militares estrangeiros participam no desfile comemorativo da tomada da Bastilha, que marcou o inicio da revolução francesa em 1789.
O presidente francês, Nicolas Sarkozy, decidiu este ano convidar todos os 27 paises da União Europeia para as comemorações, e como Portugal detém a presidência da UE neste semestre, coube aos militares portugueses a honra especial de transportarem a bandeira da União Europeia.
O primeiro-ministro português, José Sócrates, chega a Paris na madrugada do dia 14 para se juntar ao presidente Sarkozy e ao presidente da Comissão Europeia, Durão Barroso, na mesa de honra das festividades. 
"É uma grande honra em estar a desfilar e estamos a fazer o melhor para sermos os melhores", resumiu o capitão Antonio Tanganha, relações públicas do pelotão que quarta-feira treinou nos Campos Elísios para o desfile de hoje. "Numa altura em que Portugal assume a presidência da UE, vamos participar, em termos de disposição de forças, numa posição cimeira, à frente de todos os outros paises, o que nos dá maior destaque. Como tal, não só eu como todos os militares nacionais que participam no desfile estamos orgulhosos", referiu na mesma ocasião Tiago Catela, comandante do pelotão.
O protagonismo dos soldados portugueses, além do orgulho, acarreta também dificuldades: "O mais difícil foi adaptarmo-nos aos pelotões que estão ao nosso lado. Adaptámo-nos facilmente ao ritmo da música francesa, que é muito parecido com o nosso ritmo. Foi mais complicado adaptarmo-nos aos dois pelotões que estão ao nosso lado, a Alemanha e a Eslovénia", rematou o Capitão Antonio Tanganha.

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

Share post:

Popular

Nóticias Relacionads
RELACIONADAS

Compal lança nova gama Vital Bom Dia!

Disponível em três sabores: Frutos Vermelhos Aveia e Canela, Frutos Tropicais Chia e Alfarroba e Frutos Amarelos Chia e Curcuma estão disponíveis nos formatos Tetra Pak 1L, Tetra Pak 0,33L e ainda no formato garrafa de vidro 0,20L.

Super Bock lança edição limitada que celebra as relações de amizade mais autênticas

São dez rótulos numa edição limitada da Super Bock no âmbito da campanha “Para amigos amigos, uma cerveja cerveja”

Exportações de vinhos para Angola crescem 20% desde o início do ano

As exportações de vinho para Angola cresceram 20% entre janeiro e abril deste ano, revelou o presidente da ViniPortugal, mostrando-se otimista quanto à recuperação neste mercado, face à melhoria da economia.

Área de arroz recua 5% e produção de batata, cereais, cereja e pêssego cai 10% a 15%

A área de arroz deverá diminuir 5% este ano face ao anterior, enquanto a área de batata e a produtividade dos cereais de outono-inverno, da cereja e do pêssego deverão recuar 10% a 15%, informou o INE.